carne bovina

A carne bovina subiu muito? Então veja a alta de outros alimentos!

O Farmnews fala um pouco da alta dos alimentos.

O objetivo aqui é o de apresentar a variação acumulada dos preços dos principais alimentos. Afinal, se você acha que a carne bovina subiu muito, ainda não viu o quanto subiu o ovo, o feijão entre outros produtos que fazem parte do seu dia a dia. Confira!

Veja na Figura abaixo a variação acumulada dos preços dos alimentos, incluindo alguns cortes de carne bovina nos últimos dois anos, segundo o IEA – Instituto de Economia Agrícola. Aproveitamos e comparamos a evolução dos preços dos alimentos e comparamos com a alta do boi gordo e da inflação, medido pelo IGP-M.

 

Fonte: Dados do IEA e CEPEA/ESALQ

Fonte: Dados do IEA e CEPEA/ESALQ

 

Há muitos dados para avaliar na Figura acima e eles certamente surpreendem!

O ponto fora da curva nesta análise é o feijão, motivo de muita discussão recente na mídia, com uma alta acumulada acima de 400% nesses dois anos. O problema do feijão é que a margem entre produção e consumo é muito pequena. Qualquer desvio, para baixo, na produção deste alimento faz o preço disparar. Foi o que aconteceu esse ano!

Além do feijão, destaque de alta vai para o milho, com variação acumulada próxima de 90% no período. O grão é seguido da cebola, leite e queijo, sendo que esses 3 alimentos apresentam alta acima de 60%.

O ovo também foi destaque de valorização, acumulando alta próxima de 50%. Mas e as carnes? E a carne bovina?

Pois é, enquanto o boi gordo acumula alta de cerca de 30% nessa série de 2 anos, alguns cortes de carne bovina apresentam comportamento de preços distintos. Enquanto o acém apresenta alta próxima do boi gordo, perto de 30%, o contrafilé apresenta alta de apenas 9,7%. O interessante é avaliar que a alta do contrafilé ficou abaixo da inflação medida pelo IGP-M.

Aliás, o contrafilé e o peito de frango, dentre os alimentos avaliados aqui, ficaram abaixo do IGP-M.

Dentre os alimentos avaliados, podemos concluir que a carne bovina não foi a vilã de preços para o consumidor.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

A carne bovina subiu muito? Então veja a alta de outros alimentos! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!