bezerros por boi gordo

Bezerros por boi gordo, como está essa conta?

No Farmnews de hoje vamos apresentar os dados históricos e também os últimos dados que relacionam o potencial da compra de bezerros por boi gordo. Na verdade iremos ilustrar o comportamento de preços do bezerro em relação ao boi gordo.

Essa é uma informação importante na pecuária, pois um grande negócio se inicia pela compra bem feita e cada pecuarista possui suas próprias estratégias de negociação, assim como indicadores que o auxiliam na decisão do melhor momento de compra. E um dos grandes indicadores da pecuária e um termômetro de como está se comportando os preços desse mercado é o ágio de preços do bezerro em relação boi gordo.

Qual a relação de preços entre o bezerro e o boi gordo? Essa é uma pergunta típica na pecuária e vamos avaliar o potencial de compra do invernista ao longo dos últimos 10 anos na Figura abaixo.

 

Fonte: Dados adaptados do CEPEA/ESALQ

Fonte: Dados adaptados do CEPEA/ESALQ

 

Os dados ilustrados na Figura acima mostram a queda recente no ágio dos preços do bezerro em relação ao boi gordo, aumentando o poder de compra para quem necessita repor o rebanho.

A queda nesse ágio aconteceu devido a queda nos preços do bezerro (veja linha verde na Figura acima), enquanto os preços do boi gordo seguem firmes (linha laranja na Figura acima).

No início de 2016 o ágio dos preços bezerro em relação ao boi gordo estava acima de 30% e atualmente está abaixo de 15%, o que coloca o atual patamar como um dos mais baixos desta série histórica de 10 anos.

O que implica um ágio menor e, por consequência, uma relação de troca de bezerros por boi gordo maior?

Implica um poder de compra maior para aqueles pecuaristas que necessitam da reposição do rebanho no mercado, aumentando o números de animais que podem ser adquiridos a partir da venda de um boi gordo. É um indicador importante, pois como mencionamos, comprar bem também faz parte de um processo produtivo bem sucedido.

Pecuaristas, profissionais do setor, estudantes e interessados no assunto, sigam nossas notícias. Acesse também a Farmlogics, cadastre-se gratuitamente pelo www.farmlogics.com.br e confira!

Mais informações: facebook.com/belogics

Bezerros por boi gordo, como está essa conta? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!