O ritmo de negócios no mercado do boi gordo está bastante lento, segundo os pesquisadores do Cepea/Esalq.

Inseguros diante das recentes notícias envolvendo empresa do setor pecuário, operadores dos diversos segmentos, da reposição ao atacado, se posicionam com muita cautela para compra e venda, negociando apenas quando há necessidade.

Os recentes acontecimentos com a Operação Carne Fraca (clique aqui para acessar artigo) e com as polêmicas envolvendo os controladores do maior frigorífico do país colocam os pecuaristas em compasso de espera no momento de negociar os animais para abate.

Segundo pesquisadores do Cepea, os frigoríficos que têm escalas um pouco mais alongadas recuaram, acreditando que os preços podem ceder nos próximos dias. Pecuaristas, por sua vez, confirmam o menor interesse por parte da indústria.

Pesquisadores do Cepea indicam que, apesar de esse cenário resultar em pressão sobre as cotações, pontualmente, frigoríficos com escalas mais curtas pagaram preços maiores para compra de novos lotes, fazendo com que as médias diárias permanecessem estáveis ou mesmo aumentassem em alguns dias.

Entre 17 e 24 de maio, o Indicador do boi gordo ESALQ/BM&FBovespa cedeu 0,43%, passando para  R$ 134,38 nessa quarta-feira, 24 de maio.

O comportamento recente dos preços do boi gordo é ilustrado conforme Figura abaixo.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O mercado do boi gordo segue enfraquecido no país, acumulando queda próxima de 10,0% em relação ao valor praticado no início de 2017 (R$148,90/@).

Cabe ressaltar que não é apenas no mercado interno de carne bovina que o ritmo de negócios é lento. O mercado de exportação de carne bovina apresenta números inferiores ao esperado em 2017, pelo menos até o momento.

Clique aqui para acessar os dados do mercado de exportação de carne bovina no acumulado do ano de 2017, de janeiro a abril.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de fazenda de pecuária de corte!