Gráfico de relação de troca de boi gordo por soja para comparativo de boi gordo por milho pela CEPEA

Boi gordo por milho e soja, como está essa conta hoje?

Há alguns meses apresentamos dados da relação de troca do boi gordo por milho e soja. Passados quase 3 meses daquela publicação, o que mudou nessa conta? Melhorou ou piorou para o pecuarista?

Como dissemos naquela ocasião, essa conta é um indicador de preços muito utilizado uma vez que avalia o potencial de compra de sacas de milho e soja a partir do valor de uma arroba de boi gordo. Essa relação é importante para avaliar a dinâmica de custos de produção confinada.

A primeira Figura abaixo apresenta os valores médios mensais históricos da relação de troca referente ao potencial de compra de sacas de milho a partir da venda de uma arroba de boi gordo, segundo preços do CEPEA/ESALQ.

 

Gráfico de relação de troca de boi gordo por soja para comparativo de boi gordo por milho pela CEPEA

Fonte: Dados adaptados do CEPEA/ESALQ

 

Nos últimos 10 anos a média do poder de compra do pecuarista é de 3,6 sacas de milho (60kg), a partir da venda de uma arroba de boi gordo. Esse é o potencial de compra médio do pecuarista, embora muita volatilidade ocorra neste indicador. Em 2015, por exemplo, essa troca chegou a 6,0 sacas de milho por arroba de boi gordo e foi o patamar mais elevado desta série histórica. Por outro lado essa relação chegou a estar próxima de 2,0 sacas por arroba em 2007.

O interessante é observar que logo após atingir a máxima em meados de 2015, quando era possível adquirir 6,0 sacas de milho por arroba de boi gordo, essa relação de boi gordo por milho assumiu um comportamento de baixa contínuo.

Atualmente esta relação de troca está abaixo de 3,0 sacas por arroba, evidenciando momentos de maior valorização do milho em relação ao boi gordo. O comportamento de preços do milho, destacando o movimento recente de alta e da consequente queda no poder de compra do pecuarista é ilustrado na segunda Figura abaixo.

 

Gráfico de evolução dos preços do milho em valores nominais para comparativo de boi gordo por milho CEPEA/ESALQ

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ

 

A Figura acima ilustra a forte alta do milho desde jul-15, quando os preços saíram de valores próximos a R$25,0/saca para patamares acima de R$55,0/saca. Em outras palavras o preço do milho mais que dobrou em menos de 12 meses.

A terceira Figura, por sua vez, mostra a relação de troca de boi gordo por sacas de soja (60kg), segundo dados do CEPEA/ESALQ.

 

Gráfico de relação de troca de boi gordo por soja para comparativo de boi gordo por milho pela CEPEA

Fonte: Dados adaptados do CEPEA/ESALQ

 

Os dados históricos desses últimos 10 anos mostram uma relação próximo de 1,8 sacas de soja por arroba de boi gordo. O interessante é avaliar os extremos observados na Figura, quando o poder de troca do pecuarista caiu uma relação de praticamente 1 arroba por 1 saca de soja no final de 2012 fruto da valorização do grão naquele ano, talvez inviabilizando sua utilização como alimento protéico no confinamento, naquele momento . Hoje essa troca esta pouco abaixo da média histórica, mostrando, a exemplo do milho, a maior força recente de alta do grão em relação ao boi gordo.

Essa relação de troca – boi gordo por milho e soja – reflete então no poder de compra do insumo pelo pecuarista, considerado como um forte indicador do custo e viabilidade da engorda confinada. Uma relação mais favorável ao pecuarista, ou seja, quando se é possível adquirir mais sacas de grão pela venda do boi gordo estimula, em teoria, o confinamento.

O objetivo do Farmnews, painel de mercado pecuário, é te manter informado! Pecuaristas, profissionais do setor, estudantes e interessados no assunto, sigam nossas notícias .

Acesse a Farmlogics, cadastre-se e faça a gestão de seu rebanho pelo www.farmlogics.com.br

Boi gordo por milho e soja, como está essa conta hoje? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!