Mercado

Estados Unido e Japão discutem fim das restrições à exportação de carne bovina

Os Estados Unidos buscam derrubar as barreiras impostas pelo Japão à carne bovina do país!

Os Estados Unidos devem pedir ao Japão, ainda neste início de 2018, que elimine as restrições à importação de carne bovina dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos estão em busca de recuperar os patamares de embarques de carne bovina para o Japão observados no início dos anos 2000.

Isso porque a ocorrência do caso da vaca louca no país em 2003 causou enorme perdas no mercado de exportação para o mercado japonês!

Atualmente o Japão permite apenas que carne dos Estados Unidos proveniente de animais com menos de 30 meses entre no país, alegando o menor risco para a encefalopatia espongiforme bovina.

Após a confirmação do primeiro caso conhecido da doença nos Estados Unidos em 2003, o Japão proibiu as importações da carne dos Estados Unidos. As importações foram retomadas em 2005 limitando-as à carne de animais com 20 meses ou menos, e Tóquio facilitou o regulamento em 2013, aumentando o limite de idade do gado para 30 meses ou menos.

O fato é que ambos os países devem se reunir ainda no início de 2018, em Tóquio, para discutir as questões do fim das restrições à carne bovina dos Estados Unidos no mercado japonês.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews destaca para os maiores importadores de carne bovina dos Estados Unidos desde o ano 2000. Afinal, quais países são os maiores importadores dos Estados Unidos? Clique aqui e confira!

E com o mercado japonês com restrições comerciais, outros países asiáticos tem ganhado importância no mercado de carne dos Estados Unidos.

É importante destacar que as exportação somadas de Hong Kong e a China somam 11%. A importância ganha destaque porque em 2017 os embarques de carne bovina dos Estados Unidos para a China foram liberados após longos 14 anos de embargo (clique aqui e saiba mais).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo