Mercado

Carnes do Brasil são “invisíveis” no mercado varejista internacional

O Farmnews destaca o comentário do ministro Blairo Maggi, que afirma ser o Brasil ainda “invisível quanto o assunto é mercado varejista internacional de carnes.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi afirmou na abertura do Salão Internacional da Avicultura e Suinocultura (SIAVS) 2017, que o Brasil ainda é um “país invisível” nas prateleiras dos supermercados de outros países porque ainda vende muito suas carnes no atacado e não no varejo.

“Eu quero crer que esse seja nosso próximo passo, a agregação de valores e um contato direto com os consumidores mundo afora. Deixar de ser somente um vendedor de grandes volumes e chegar às gôndolas dos supermercados”, disse o ministro.

Maggi ressaltou que para chegar a esse resultado é necessário vencer alguns desafios e citou a Operação Carne Fraca (clique aqui), que investigou a participação de agentes públicos em um suposto esquema fraudulento que permitia que alimentos adulterados fossem comercializados sem serem devidamente fiscalizados.

“Todos nós tivemos que trabalhar muito para que o Brasil  não perdesse os mercados naquele momento. Me parece que, pela primeira vez, tivemos uma solução com bastante eficiência em pouco tempo porque o governo inteiro se envolveu, deixamos de lado a burocracia e partimos para a prática”, afirmou.

Segundo Maggi, desde a operação, o governo está fazendo um rearranjo dentro do sistema e “melhorando o que já era bom” na questão da sanidade e fiscalização. “Quando vendemos um produto para fora do país o comprador fiscaliza as nossas regras, nós temos um acordo comercial e um padrão a ser seguido. Mas percebemos que, em algumas coisas, precisávamos avançar porque estávamos perdendo para o mundo. O ministério está conversando com todos os elos da cadeia”, disse.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

De acordo com o ministro, a ideia é criar facilidades para os produtores ampliarem sua participação no mercado internacional de carnes. “As exigências para o mercado brasileiro estão subindo e queremos estar no mesmo parâmetro de outros países e não queremos ser olhados de forma diferente por qualquer uma das nações que compram nossos produtos. É nessa direção que nós vamos”.

O mercado de carnes brasileiro tem enfrentado um momento bastante turbulento em 2017. No ano o pecuarista tem enfrentado as adversidades da Operação Carne Fraca, o acordo de leniência da JBS (clique aqui) e a suspensão da importação de carne in natura pelos EUA (clique aqui). A JBS anunciou plano de desinvestimento de ativos visando reduzir as dívidas e arrecadar fundos. Confira mais detalhes (clique aqui)!

O lado positivo é que o efeito do câmbio, por sua vez, tem sido benéfica para o boi gordo do Brasil, pelo menos quando o assunto é o mercado de exportação. Reflexo deste comportamento são os recentes dados de exportação de carne bovina do país (clique aqui e saiba mais).

Adaptado de Agência Brasil

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo