Variação BG, BZ e IGP-M

Boi gordo e bezerro: comportamento de preços na última década

Um ponto importante para iniciarmos a Análise de Mercado aqui no Farmnews é a análise do comportamento de preços do bezerro, do boi gordo e do indicador de inflação, IGP-M (índice geral de preços do mercado) nos últimos 10 anos. Em outras palavras, de Janeiro de 2006 até Fevereiro de 2016, quem levou a melhor em termos de valorização?

A Figura abaixo mostra que o bezerro apresenta valorização acumulada próxima de 300%, no período, algo próximo a 2,5% ao mês, em média. O boi gordo, por sua vez, variou 200% no mesmo intervalo de tempo, ou seja, 1.8% ao mês na média.

A inflação no período, medida pelo IGP-M, apresentou a menor valorização abaixo de 90% nestes 10 anos. O bezerro e o boi gordo tiveram valorização bem acima deste indicador de inflação nesta análise.

Gráfico de variação acumulada do boi gordo, bezerro na última década

E o que podemos concluir sobre o mercado do boi gordo e do bezerro?

Bom, primeiro vamos avaliar o fato de o bezerro valorizar bem acima do boi gordo no período, mostrando uma clara tendência de descolamento dos preços dos animais de reposição em relação ao animal negociado para abate. Isso tem contribuído para uma relação de troca (bezerros por boi gordo menos favorável a quem engorda) e ao mesmo tempo permitido um melhor retorno para quem cria.

O segundo ponto a ser destacado é do fato do IGP-M estar bem abaixo da valorização observada nos preços do bezerro e do boi gordo. Claro, o IGP-M é um indicador de preços do mercado devemos ter cautela em concluir sobre a inflação da pecuária, uma vez que os insumos da fazenda não estão avaliados neste índice, como milho, soja, vermífugos etc. Contudo, alguns custos importantes sim, como a inflação de serviço, energia, combustível etc.

Mas um fato importante merece destaque. Um IGP-M de 90% nos últimos 120 meses implica em uma inflação média de 0,8% ao mês. O bezerro e o boi gordo acumulam valorização real e apesar de não estarmos contabilizando custo de produção nestes comentários, podemos concluir que o estoque de rebanho teve valorização real acima da inflação. Uma boa notícia para o pecuarista.

Pecuaristas, profissionais do setor, estudantes e interessados no assunto, sigam nossas notícias . Acesse também a Farmlogics, cadastre-se pelo www.farmlogics.com.br e confira!

Boi gordo e bezerro: comportamento de preços na última década was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!