Mercado

Compra de carne bovina do Brasil pelos chineses, como tem evoluído?

O Farmnews apresenta os dados de evolução de compra de carne bovina do Brasil pela China e Hong Kong nos últimos anos.

Pois é, muito falamos da importância do mercado chinês para o agronegócio do País. E com relação a compra de carne bovina, qual a importância e como tem evoluído as compras dos chineses?

Aqui cabe um esclarecimento: apresentamos os dados da China e Hong Kong juntos, pois podemos considerar ambos os mercados como únicos quando o assunto é a compra de carne bovina. De qualquer modo, apresentaremos os dados por país e consolidados para facilitar o entendimento de nossos leitores.

A Tabela a seguir apresenta os dados de compra, em milhões de dólares, da China e Hong Kong desde o ano de 2012, segundo dados do Secex.

Veja que antes de 2014 a carne bovina do Brasil entrava na China através das exportações preferencialmente via Hong Kong. Isso pode ser comprovado pelo fato de que, em 2015, houve forte queda na compra de carne bovina do Brasil, acompanhado do aumento significativo das importações chinesas.

Acompanhe - O Farmnews indica!

Por essa razão, como mencionamos, é importante avaliar os números da compra de carne bovina do Brasil considerado a China e Hong Kong juntos.

Nesse cenário, vemos que ambos países compravam US$422,08 milhões em carne bovina do Brasil em 2012 e em 2017 a compra de carne bovina do País atingiu US$1,95 bilhões, um crescimento acima de 350%.

A Figura abaixo ilustra os dados destacados na Tabela acima, da evolução de compra de carne bovina pela China e Hong Kong ao longo dos últimos anos.

 

compra de carne bovina
Fonte:: Dados do Secex (adaptado por Farmnews)

 

Confira também os números finais que mostram a participação e a evolução de compras dos principais importadores de carne bovina do Brasil em 2017.

Hong Kong (20%) e China (18%) participaram, juntos, com quase 40% do faturamento do mercado de exportação de carne bovina do Brasil em 2017. Irã (11%), Egito (10%), Rússia (9%) e Chile (6%) completam a lista dos maiores compradores de carne bovina do País em 2017! Clique aqui!

E você sabe quais são os países que mais compram carne bovina no mundo? Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo