Ceifadeira separa soja para estoque de soja no Brasil e no mundo

Estoque de soja no Brasil e no mundo: previsões e estimativas

Na última semana Felipe Syuffi apresentou os últimos dados de estoque de milho no Brasil e no mundo e as perspectivas para a próxima safra (safra 16/17). No Farmnews – Análise de Mercado dessa semana, o analista irá apresentar o estoque de soja e suas perspectivas no Brasil, EUA e mundo, de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA).

Como fizemos para o milho, vamos apresentar os números de estoque da safra passada (safra 14/15), da safra atual (15/16) e da próxima safra (16/17), conforme Tabela abaixo. Essas duas últimas safras baseados nos dados estimados pelo USDA.

 

dados do estoque de soja

Valores de estoque de soja nos principais produtores e no mundo

 

Analisando os estoques de soja mundiais, vemos que na safra 14/15 o estoque iniciou em 62,0 milhões de toneladas para fechar a safra com um aumento de 25,9%, em 78,0 milhões de toneladas. Para a safra atual (15/16) é esperada uma ligeira queda de estoque (-4,9%), enquanto na safra seguinte (16/17) é estimada uma queda no estoque mundial de 8,1%. Desse modo, é esperada uma redução nos estoques mundiais de soja de cerca de 10 milhões de toneladas entre as safras 14/15 e 16/17.

O interesse é analisar que o estoque de soja no mundo tem estimativa de queda, mesmo com uma previsão de produção maior da commodity para a safra seguinte.

Nos EUA o estoque de soja iniciou a safra passada (safra 14/15) em 2,5 milhões de toneladas e é esperado que encerre a próxima safra com estoque de 8,2 milhões de toneladas. Uma alta significativa para aquele país, embora o volume do estoque de soja nos EUA seja relativamente modesto frente ao estoque mundial.

Com relação ao Brasil, é importante observar que o estoque de soja apresentou um significativo aumento na safra anterior (14/15), quando saiu de 16,0 milhões de toneladas para 19,5 milhões de toneladas. Na safra atual (15/16), por outro lado, é aguardada queda no estoque nacional de cerca de 16% e atingindo assim os mesmos 16,0 milhões de toneladas do início da safra passada. Na próxima safra (16/17) é esperada estabilidade nos níveis de estoque do grão no país apesar do aumento na previsão da produção brasileira.

O estoque de soja no mundo tende a diminuir na próxima safra (16/17), de 74 para 68 milhões de toneladas, ao passo que a previsão de produção é de aumento, de 315 para 324 milhões de toneladas.

Acompanhe os artigos que trazem os dados do mercado agrícola. Cadastre-se no Farmnews e receba nossa newsletter semanalmente!

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics que fornece uma plataforma online de controle de estoque e gestão pecuária de modo prático.

Acesse os dados de seu rebanho de onde estiver com a Farmlogics. Acesse, cadastre-se e conheça!

Estoque de soja no Brasil e no mundo: previsões e estimativas was last modified: by

Analista de operações de commodities na Control Union. Graduado em Medicina Veterinária pela USP/FZEA Construindo uma sólida carreira em agribusiness – experiência com confinamentos, mercados futuros, inteligência de mercado e operações financeiras com commodities.