expectativa do mercado pecuário para 2017

O boi frente à inflação e expectativa do mercado pecuário para 2017

Decerto que o interesse dos pecuaristas está em relação a expectativa do mercado pecuário para 2017. Mas antes, vamos avaliar os preços do boi nos últimos anos.

Ao longo de 2016 o Farmnews se concentrou na análise de indicadores de preços do boi gordo e do bezerro, poder de compra do pecuarista, na taxa de abate de fêmeas, comportamento da inflação entre outros.

O objetivo dessas análises foi de posicionar os pecuaristas e profissionais do setor sobre a tendência de preços do mercado pecuário e, claro, essas análises nos ajudam a formar uma opinião a respeito da uma expectativa do mercado pecuário em 2017.

A Figura abaixo apresenta o comportamento de preço do boi gordo no mercado paulista, corrigido pela inflação ao longo dos últimos anos.

 

expectativa do mercado pecuário em 2017

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ e Banco Central (adaptado por Farmnews)

 

O preço do boi gordo em 2016 mostrou perda de força. Atualmente o preço do boi corrigido pela inflação está abaixo do valor observado em 2015 e 2014.

Tal fato comprova que o boi gordo desapontou em 2016.

Quando avaliamos o preço nominal do boi gordo, ou seja, sem considerar a inflação nos preços históricos, o boi gordo segue nos patamares mais elevados comparado aos anos anteriores. (Figura abaixo)

Contudo, em 2016 o preço do boi foi estável e no acumulado do ano sua valorização foi praticamente nula. Não tivemos preço mais alto na entressafra. Alias, pelo contrário. O preço na safra foi maior que o da entressafra em 2016.

 

expectativa do mercado pecuário em 2017

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ (adaptado por Farmnews)

 

 

A inflação foi maior que o boi gordo em 2016. E isso, somado a expectativa de uma maior oferta de animais em 2017, é um sinal de alerta para os pecuaristas.

A expectativa do mercado pecuário para 2017 é de um cenário desafiador para o pecuarista, a exemplo de 2016.

O Farmnes é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um ambiente de controle de rebanho e gestão da pecuária de corte. Cadastre-se e confira o modo simples e prático de gerir seu negócio com a Farmlogics!

O boi frente à inflação e expectativa do mercado pecuário para 2017 was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!