exportação de gado vivo do Brasil

Novas perspectivas para o mercado de exportação de gado vivo?

O Farmnews apresenta alguns dados recentes do mercado de exportação de gado vivo do Brasil e destaca mudanças que podem trazer novas perspectivas para os pecuaristas.

A Figura abaixo ilustra a evolução do faturamento mensal do mercado de exportação de gado vivo do Brasil desde 2007.

 

Fonte: Dados do SECEX (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do SECEX (adaptado por Farmnews)

 

Como visto acima, o mercado de exportação de gado vivo do Brasil caiu de modo significativo a partir de 2015.

Após o acidente há pouco mais de um ano no porto de Vila do Conde no Pará e a Venezuela praticamente deixar de exportar gado vivo do Brasil, o mercado de exportação de gado vivo mostra sinais de recuperação.

A queda em termos anuais foi forte, como visto pela Figura abaixo que mostra o faturamento do mercado de exportação de gado vivo do Brasil.

 

Fonte: Dados do SECEX (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do SECEX (adaptado por Farmnews) * 2016, dados até novembro.

 

Como ainda falta informação de dezembro, é esperado que 2016 seja melhor que o ano de 2015, quando o faturamento desabou 67,2% em relação ao ano de 2014 e 69,3% comparado ao pico histórico deste mercado.

A novidade é que países do Oriente Médio parecem estar com maior apetite de compra, trazendo novas perspectivas para o mercado de exportação de gado vivo do Brasil.

O que antes estava concentrado na Venezuela, hoje está se expandindo e ganhando novas oportunidades em países islâmicos como Turquia e Egito.

O mercado de gado vivo no Brasil, ao contrário de países como Austrália, Canadá e México, é recente. Por isso o mercado tem mostrado caminhos de aprendizado para se consolidar como um nicho importante para a pecuária nacional, especialmente para a paraense.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um ambiente de controle de rebanho e gestão da pecuária de corte. Cadastre-se e confira o modo simples e prática de gerir seu negócio com a Farmlogics!

Novas perspectivas para o mercado de exportação de gado vivo? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!