Exportação de soja

Exportação de soja do Brasil: 2016 será um ano de novo recorde?

O Farmnews destaca os números do mercado de exportação de soja do Brasil. Acompanhe a evolução do comportamento dos embarques do grão no país nos últimos 10 anos e veja se 2016 pode ser um ano de novo recorde. Confira!

A Figura abaixo ilustra o comportamento mensal dos embarques de soja do Brasil nos últimos 10 anos, segundo dados do MDIC – Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio.

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

 

Os dados acima mostram o ritmo dos embarques mensais de soja do Brasil. É bastante claro o movimento cíclico dos embarques, concentrando o maior volume nos primeiros semestres de cada ano.

Apesar dos movimentos sazonais de embarques, com maior volume no início de cada ano, nota-se uma tendência de alta nas exportações ao longo dos anos. Ano após ano o volume total de soja embarcada do Brasil aumenta.

A segunda Figura a seguir apresenta o volume de exportação anual de soja, facilitando a comparação do aumento dos embarques ano a ano.

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

 

Analisando os dados consolidados dentro de cada ano é mais fácil avaliar o comportamento de alta no mercado de exportação de soja do Brasil.

Nesses 10 anos, ou seja, desde 2006 a exportação de soja nacional mais que dobrou.

Em 2006 o país embarcou cerca de 25,0 milhões de toneladas de soja, enquanto em 2015 foram embarcadas mais de 54,0 milhões de toneladas do grão.

No ano de 2016, contabilizado até agosto, o Brasil exportou 48,1 milhões de toneladas do grão. Algo próximo de 6,0 milhões de toneladas a menos do que foi exportado ao longo de 2015, até o momento. No entanto, ainda faltam contabilizar 4 meses de dados (de setembro a dezembro).

Caso o volume de embarques destes  4 meses restantes esteja próximo do observado no mesmo período de 2015, este será novamente um ano recorde de exportação de soja no país.

Isso porque entre setembro e dezembro de 2015 o Brasil embarcou 8,4 milhões de toneladas de soja. Caso repita  o desempenho de 2015 em 2016, esse seria novamente um ano de recorde de exportação de soja!

Siga-nos pelo www.facebook.com/farmlogics e acompanhe as notícias do mercado agrícola e pecuário, além das dicas de gestão de fazenda. Confira!

Exportação de soja do Brasil: 2016 será um ano de novo recorde? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!