a importância do agronegócio brasileiro

Importância do agronegócio na economia nacional por dados históricos

No Farmnews veja os dados históricos que destacam a importância do agronegócio para a economia brasileira, segundo números do Cepea.

Recentemente os principais canais de comunicação destacaram e ainda destacam a importância do agronegócio para o Brasil. Aproveitamos o momento para ilustrar alguns dos números que comprovam sua força ao longo dos anos.

Um dos principais, senão o principal indicador que mostra a força do agronegócio para o país é sua participação no PIB Total (Produto Interno Bruto). A primeira Figura abaixo destaca a evolução da participação do agronegócio em relação ao PIB Total do Brasil desde 1995.

 

gráfico de participação do agro no pib total do brasil ressalta a importância do agronegócio brasileiro

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ

 

Os dados acima indicam que cerca de 22% das riquezas produzidas anualmente no país são oriundas do agronegócio.

E agora cabe saber quais setores compõem esses cerca de 22% do PIB do agronegócio. Para responder essa pergunta, apresentamos a segunda Figura abaixo, que ilustra a contribuição de cada segmento para esses 22% de participação no PIB Total brasileiro.

 

Gráfico de participação de cada segmento do agro no pib total nacional ressalta a importância do agronegócio

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ

 

O setor de serviços ligados ao agronegócio é tradicionalmente o segmento de maior importância, seguido da indústria (agroindústria), da agropecuária (produção primária, agrícola e pecuária)  e dos insumos.

Contudo nos últimos anos a participação do setor de serviços e da agroindústria tem perdido espaço principalmente para o segmento de produção primária (agropecuária).

Em 1995 o setor de serviço ligado ao agronegócio representava 7,8% do PIB nacional, enquanto atualmente representa 6,6% do PIB Total do país. A queda mais forte, contudo, vem da agroindústria, que em 1995 participava com 8,3% do PIB do Brasil para os atuais 5,9%. Nesse período o setor de produção foi o que mais avançou, saindo de 5,7% em 1995 para 6,4% em 2015.

Desse modo, vemos que o setor de produção agrícola e pecuária brasileira vem ganhando ainda mais importância no PIB nacional nos últimos anos.  Esse aumento de importância da produção primária, seja da agricultura como da pecuária, certamente é fruto do aumento da produtividade no campo, claro, além de fatores como volume de exportação crescente e uma tendência de melhores preços recebidos pelo produtor.

Vale ressaltar, contudo, que o objetivo deste artigo é de apenas apresentar os leitores do Farmnews alguns números relevantes do agronegócio ao longo dos anos, ressaltando sua importância para a economia nacional.

Acompanhe os artigos que trazem os dados do mercado pecuário, agrícola, pesquisa e novidades na gestão de fazenda. Cadastre-se no Farmnews e receba nossa newsletter semanalmente!

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics que fornece uma plataforma online de controle de estoque e gestão pecuária de modo prático. Acesse os dados de seu rebanho de onde estiver com a Farmlogics. Acesse, cadastre-se e conheça!

 

Importância do agronegócio na economia nacional por dados históricos was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!