Mercado

Korus: ameaça à exportação de carne bovina dos EUA para a Coréia

Os EUA estão preocupados com a expansão do déficit comercial do país com a Coréia do Sul desde que KORUS foi implementado em 2012.

Com isso, a administração Trump considera a retirada da KORUS. O governo dos EUA deve continuar buscando mudanças no acordo, mas não tem planos imediatos para se retirar.

O KORUS, Acordo de Comércio dos EUA-Coreia do Sul tem a proposta de aumentar as oportunidades de negócios entre os países.

É importante destacar que o KORUS desempenhou um papel crítico no sucesso da carne bovina dos Estados Unidos na Coréia do Sul.

Antes de 2012, todas as carnes importadas que entravam na Coréia do Sul estavam sujeitas a um imposto de 40% – uma das maiores taxas do mundo.

Sem o KORUS, a carne bovina dos Estados Unidos ainda estaria sob uma tarifa de 40% e atualmente o acordo determina taxas de imposto decrescentes ao longo de 15 anos, até que o imposto chegue a zero.

Vale lembrar que o KORUS ganha importância adicional para os EUA já que a Coréia do Sul também celebrou acordo semelhantes com outros exportadores de carne bovina, como Austrália, o Canadá e a Nova Zelândia.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale lembrar que no ano passado, as exportações de carne de bovino dos EUA para a Coréia ultrapassaram US$1 bilhão pela primeira vez, tornando-se o segundo maior destino de valor para a carne de bovino dos EUA atrás do Japão.

Este forte impulso continuou em 2017, já que as exportações em junho aumentaram 13% em relação ao ano anterior, enquanto o faturamento subiu 21%.

Pois é, o KORUS é estratégico para o setor de pecuária de corte dos Estados Unidos.

O Farmnews destaca os principais importadores mundiais de carne bovina em 2016 (clique aqui). Veja também os números que mostram os maiores exportadores mundiais de carne bovina no ano de 2016 (clique aqui)!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo