Gráfico 2 - Variação acumulada da soja, milho, boi gordo e IGM-M nos últimos 10 anos em % - CEPEA/ESALQ

A melhor commodity do mercado agropecuário

Alguns dias atrás publicamos um artigo analisando o mercado agropecuário e a variação de preços do boi gordo, bezerro e um indicador de inflação nos últimos 10 anos. Agora iremos incluir nesta análise o milho e a soja e avaliar o comportamento de valorização de cada commodity neste mesmo período de tempo.

Então vamos entender qual foi a trajetória de valores da soja e do milho no mercado agropecuário no decorrer dos últimos dez anos. Não se pode esquecer que estes são os grãos mais utilizados como insumo para a engorda de animais em confinamento e semi-confinamento e sua variação de preços interfere diretamente no custo de produção da engorda de parcela dos bovinos abatidos nos país, bem como da engorda dos concorrentes, como frango e suíno.

O primeiro gráfico ilustra os valores do indicador CEPEA/ESALQ da soja e do milho a partir de março de 2006, e pode-se notar que seus preços tiveram movimentos parecidos em muitos momentos, salvo alguns desencontros. O maior deles se deu em meados de 2012 em que houve a quebra na safra americana devido à forte estiagem, impactando negativa e principalmente na oferta mundial de soja, o que resultou no descolamento, para cima, da linha do preço da commoditie em relação ao milho. O movimento atual de alta da soja e do milho no mercado agropecuário a partir do segundo semestre de 2014 se deu principalmente por conta da variação cambial.

Gráfico 1 - Comportamento dos preços da soja e do milho nos últimos 10 anos em R$/saca – CEPEA/ESALQ

Gráfico de mercado agropecuário com o comportamento dos preços da soja e do milho nos últimos 10 anos em R$/saca – CEPEA/ESALQ

Já a segunda imagem sobre o mercado agropecuário mostra o comparativo de preços entre o boi gordo avaliado pelo indicador CEPEA/ESALQ e os grãos. O interessante é avaliar que o boi gordo acompanhou a tendência de preços verificada para o milho e a soja, enquanto todas as referidas commodities superaram e muito o indicador de inflação, que acumulou alta de cerca de 90% no período.

Nestes 10 anos, no mercado agropecuário, o milho variou aproximadamente 260%, enquanto que a soja apresentou um acumulado de aproximadamente 160%, e o boi ficou entre os dois, variando quase 230%.

Gráfico de mercado agropecuário com a variação acumulada da soja, milho, boi gordo e IGM-M nos últimos 10 anos em % - CEPEA/ESALQ

Gráfico 2 – Variação acumulada da soja, milho, boi gordo e IGM-M nos últimos 10 anos em % – CEPEA/ESALQ

Pode-se dizer que cada vez mais, com a intensificação da produção pecuária e o crescimento do mercado agropecuário, os preços dos grãos como insumos interferem diretamente na viabilidade da engorda confinada. Por isso a boa gestão de custos e planejamento de confinamento se tornam ferramentas essenciais para a otimização do retorno financeiro do negócio.

Participe, comente e nos ajude a fazer um Farmnews cada vez melhor! Cadastre-se e recebe as notícias em seu e-mail com comodidade!

A melhor commodity do mercado agropecuário was last modified: by

Analista de operações de commodities na Control Union. Graduado em Medicina Veterinária pela USP/FZEA Construindo uma sólida carreira em agribusiness – experiência com confinamentos, mercados futuros, inteligência de mercado e operações financeiras com commodities.