melhores meses para venda do boi gordo

Melhores meses para venda do boi gordo, em dados históricos

O Farmnews apresenta os melhores meses para venda do boi gordo, segundo dados do CEPEA-ESALQ, apurado desde 2006.

O objetivo aqui não é apenas o de mostrar os melhores meses para venda do boi gordo, mas também o quanto os valores são melhores e se essa diferença de preços tem diminuído ao longo dos anos.

A Figura abaixo destaca os preços médios mensais do boi gordo em cada mês do ano (base CEPEA-ESALQ).

 

Fonte: Dados do CEPEA-ESALQ (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do CEPEA-ESALQ (adaptado por Farmnews)

 

Como esperado, o mês de outubro é quando tradicionalmente os preços do boi gordo atingem os patamares mais elevados no ano.

O preço médio do boi gordo no mês de outubro é 4,7% superior a média praticada nos demais meses do ano. Em relação ao pior mês de venda, janeiro, o preço de outubro é 8,4% melhor.

A média de preço do boi gordo nos primeiros semestres, avaliada desde 2006, ficou em R$95,6/@, enquanto nos segundos semestres de R$99,0/@. Desse modo, o preço médio do boi gordo no segundo semestre do ano é tradicionalmente de 3,5% mais alto que o valor praticado no primeiro semestre.

Os melhores meses para venda do boi gordo estão no segundo semestre e particularmente com destaque a outubro, quando os preços atingem os valores mais elevados.

Como visto ainda existe um comportamento sazonal de preços, com período de safra e entressafra. Contudo, essa diferença entre períodos de safra e entressafra tem diminuído?

A Figura a seguir nos ajudará a entender melhor esse comportamento de preços ao longo desta série histórica.

 

Fonte: Dados do CEPEA-ESALQ (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do CEPEA-ESALQ (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima mostram a variação dos preços praticados em outubro em relação a média de preços observada dentro do mesmo ano. Destacamos que em 2016 os números são parciais.

O fato é que, apesar da oscilação natural de preços devido as particularidades de mercado e clima de cada ano, a diferença de preços de outubro em relação aos demais meses do ano está diminuindo.

Claro, não é nada conclusivo pois estamos trabalhando com uma série curta, com um maior equilíbrio na oferta de animais durante o ano, os preços tendem a oscilar menos ao longo dos meses.

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – www.farmlogics.com.br – que oferece um ambiente de controle de rebanho e desenvolvimento de indicadores de produção de pecuária de corte, em sistema de pastagem e confinamento. Cadastre-se e confira! Planos pagos e gratuitos!

Melhores meses para venda do boi gordo, em dados históricos was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!