Mercado

Perspectiva do consumo de carnes no Brasil

O Farmnews destaca para a perspectiva do consumo de carnes no Brasil. Afinal, como deve se comportar a demanda doméstica de carnes por aqui?

Vamos nos concentrar no mercado consumo de carnes no Brasil porque o mercado de exportação, como temos discutido no Farmnews, as perspectivas são positivas.

Vale destacar, nesse contexto, que a taxa de crescimento populacional do País tem diminuído ao longo dos anos, o que implica na mudança da idade média da população nacional que, tem ficado mais velha.

E, como sabemos, o perfil de consumo da população é influenciada pela idade. Isso inclusive foi discutido no nosso canal de notícias parceiro, o Foodnews (clique aqui e saiba mais).

O fato é que a taxa de crescimento esperado da população brasileira na próxima década é de 0,6% ao ano. É importante lembrar que no ano 2000 a taxa de crescimento da população estava entre 1,2 e 1,4%, ou seja, o dobro da atual.

Essa menor taxa de crescimento da população reduz a quantidade de novos consumidores nos anos à frente.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O consumo de carnes no Brasil tem permanecido praticamente inalterado nos últimos anos. Contudo, é preciso destacar que o consumo de carne bovina tem diminuído nos últimos anos, enquanto o consumo de carne de aves e suína tem aumentado.

Apesar da preferência nacional pela carne bovina os preços em alta desses cortes tem forçado a busca pelas carnes concorrentes.

Mas nada melhor que apresentar os dados da perspectiva do consumo de carnes no Brasil, comparando o nível atual e o esperado, de acordo com o USDA (Figura abaixo).

 

perspectiva do consumo de carnes
Fonte: Dados do USDA (adaptado por Farmnews)

 

A perspectiva do consumo de carnes no Brasil revela que a carne deve frango é a que deve apresentar o maior crescimento (21%), entre 2016 e 2021.

Isso porque o consumo deve sair dos atuais 9,58 milhões de toneladas para 11,55 milhões.

A carne bovina, dentre as 3 carnes, é a que deve apresentar o menor crescimento (6,0%), atingindo 8,32 milhões de toneladas em 2021. Já o consumo de carne bovina deve crescer 12,0% entre 2016 e 2021.

O Farmnews apresenta dados da previsão de produção de carne bovina no Brasil nos próximos anos, bem como expectativas das exportações e do consumo. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo