Mercado

O poder de compra do pecuarista em relação aos grãos no início de 2018

Com a valorização dos grãos em fevereiro de 2018, como está o poder de compra do pecuarista em relação ao milho e a soja?

A Figura a seguir ilustra o comportamento diário da relação dos preços do boi gordo frente ao milho, ambos considerando dados do indicador Cepea/Esalq, no ano de 2018.

 

poder de compra do pecuarista
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

A valorização dos preços do milho em fevereiro de 2018 (clique aqui) e a queda nos preços do boi gordo no mês (clique aqui), tem refletido no menor poder de compra do pecuarista em relação ao grão. Pelo menos tem sido assim até o dia 19 do mês.

No dia 19 de fevereiro a relação de preços do boi gordo e do milho atingiu 4,21, indicando que a partir da venda de 1 arroba de boi gordo é possível comprar 4,21 sacas de milho. Esse é o patamar mais baixo do indicador no ano de 2018 e também o menor desde março de 2017.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale lembrar que no ano de 2018 este indicador que reflete o poder de compra do pecuarista para o grão já esteve acima de 4,6 sacas por arroba no dia 16 de janeiro.

E a queda no poder de compra do pecuarista não se restringe apenas ao milho.

A relação de preços do boi gordo em relação a soja igualmente atingiu o menor patamar do ano no dia 19 de fevereiro (Figura abaixo). Vale destacar que os preços da soja consideram os dados do indicador Cepea (Paranaguá).

 

poder de compra do pecuarista
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O poder de compra do pecuarista está em 1,91 sacas de soja por arroba de boi gordo no dia 19 de fevereiro. Lembrando que ele já foi de 2,07 sacas por arroba no dia 11 de janeiro. Aliás, clique aqui e confira o comportamento de preços da soja em 2018!

O Farmnews apresenta os dados da estimativa de preços e produção de milho e soja nos Estados Unidos entre os anos de 2018 a 2027. Clique aqui e confira os números!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo