preço da arroba do boi gordo

Tendência de preço da arroba do boi gordo comparado a inflação

O Farmnews apresenta a tendência de preço da arroba do boi gordo em São Paulo, segundo dados do CEPEA/ESALQ.

A Figura a seguir destaca o comportamento de preço da arroba do boi gordo ao longo dos meses de cada ano, desde 2010.

 

preço da arroba do boi

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ (adaptado por Farmnews)

 

A análise dos dados acima facilitam a comparação de preço da arroba do boi gordo no mesmo período dos últimos anos.

O preço da arroba do boi gordo esteve durante todos os meses do ano de 2016 acima dos valores praticados no mesmo período dos anos anteriores.

Contudo, nota-se que neste ano pouco oscilação no preço da arroba do boi gordo foi verificada.

Os preços da arroba do boi gordo em 2016 ficaram praticamente estáveis, iniciando e encerrando o ano com valores praticamente iguais (embora dezembro os valores sejam ainda parciais).

Como temos discutido no Farmnews, o preço da arroba do boi gordo encontrou pouco espaço de alta em 2016, inclusive no período em que tradicionalmente os preços são pressionados para cima (período de entressafra).

Cabe ressaltar que em 2016 a inflação medida pelo IGP-M foi maior comparada a alta do boi gordo. Entre janeiro e novembro de 2016 o IGP-M acumula alta de 6,6%, enquanto o boi gordo de apenas 0,2%, já que iniciou o ano cotado a R$149,50/@ e fechou novembro cotado a R$149,70/@.

Considerando de 2015 para cá (nov-16), o IGP-M acumula alta de 17,9%, enquanto o boi gordo de apenas 4,8% nesse mesmo período.

Nos últimos dois anos a inflação tem valorizado acima do preço da arroba do boi gordo, o que indica um sinal de alerta para os pecuaristas, uma vez que seus custos de produção estão subindo mais que a valorização do seu produto no mercado.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um sistema de gestão pecuária simples e prático. Cadastre-se e confira!

Tendência de preço da arroba do boi gordo comparado a inflação was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!