preço da carne bovina no atacado

Variação do preço da carne bovina no atacado e do boi gordo

O Farmnews destaca dados que revelam o comportamento de preço da carne bovina no atacado e do boi gordo, em São Paulo.

A Figura a seguir apresenta a variação acumulada do preço da carne bovina no atacado, representado pela ponta de agulha e o traseiro com osso e do boi gordo, desde 2010.

 

preço da carne bovina no atacado

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ e IEA (adaptado por Farmnews)

 

O variação do preço da ponta de agulha acumula alta próxima de 150% desde 2010, valor bastante acima da alta apurada pelo boi gordo no mesmo período, que foi de 104%.

O preço da carne bovina no atacado é bastante distinto entre a ponta de agulha e o traseiro com osso.

Enquanto a ponta de agulha mostra uma alta de cerca de 150%, o traseiro com osso apresenta alta de 98% desde 2010.

A diferença de valorização é grande entre a ponta de agulha e o traseiro com osso, mostrando possivelmente uma maior demanda interna e externa pelos cortes mais acessíveis ao consumidor, principalmente no atual momento de maior fragilidade da economia nacional e internacional.

O interessante é avaliar que ao longo de todo período desta série iniciada em 2010 os preços da ponta de agulha acumulam alta superior ao do traseiro completo.

Outro fato importante de ser ressaltado é que ao longo dos últimos meses a diferença da alta de preços da ponta de agulha em relação ao boi gordo aumentou. Entre os anos de 2010 e 2015 o comportamento de preço da carne bovina no atacado e do boi gordo foi próxima. A partir de 2014, contudo, o preço da ponta de agulha no atacado descolou do boi gordo.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics, que oferece um ambiente online de controle de rebanho e gestão da pecuária de corte. Acesse seus dados de onde e quando quiser com a Farmlogics. Cadastre-se e confira!

Variação do preço da carne bovina no atacado e do boi gordo was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!