preço da carne

Preço da carne: compare alta de cortes de bovino, suíno e de frango

O Farmnews avalia a evolução do preço da carne no atacado paulista nos últimos 3 anos. O objetivo é comparar a alta do preço da carne entre alguns cortes de bovino, suíno e de frango. Afinal, qual delas apresentou maior variação acumulada?

A Figura abaixo destaca o preço da carne de alguns cortes de bovino, suíno e de frango no atacado paulista, segundo dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola.

 

Fonte: Dados do IEA - Instituto de Economia Agrícola

Fonte: Dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola

 

A variação acumulada do preço da carne para cortes bovino, suíno e de aves apresentada na Figura indica que nos últimos 3 anos a carne bovina apresentou maior alta.

O preço do acém foi o que apresentou maior escalada no período, acumulando alta acima de 51% desde agosto de 2013, enquanto o contrafilé variou cerca de 33% na mesma base de comparação.

O importante é destacar a maior valorização dos cortes do dianteiro bovino em relação aos cortes mais nobres do boi. Nesse sentido, o câmbio favorável a exportação e um ritmo de embarques em alta contribui para manter firme o valor dos cortes do dianteiro, com maior procura no mercado internacional.

O lombo suíno e a sobrecoxa de frango, com alta de 14,5% e 11,1%, respectivamente, apresentaram alta inferior aos cortes bovinos.

Desse modo, comparando o preço da carne, os cortes de bovinos apresentam alta bem superior ao suíno e frango.

Os cortes de bovinos oscilaram inclusive acima da inflação medida pelo IGP-M, que no acumulado do período ficou em 25,9%.

Como vemos, os cortes de suíno e frango, representados pelo lombo e sobrecoxa, oscilaram abaixo da inflação medida pelo IGP-M.

Portanto, o destaque de alta no preço da carne são para os cortes de bovino.

Siga-nos pelo www.facebook.com/farmlogics e acompanhe as notícias do mercado pecuário e dicas de gestão de fazendas!

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – www.farmlogics.com.br – que oferece um ambiente online de controle de rebanho e gestão de fazenda de pecuária de corte, para sistema a pasto e confinado. Acesse e confira a Farmlogics! Um jeito prático e simples de gerir seu negócio!

Preço da carne: compare alta de cortes de bovino, suíno e de frango was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!