preço da vaca gorda

Preço da vaca gorda, valorização e relação de valor com os machos

O Farmnews apresenta o comportamento do preço da vaca gorda em São Paulo, segundo dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola, desde 2010.

Na maioria das vezes falamos dos preços do boi gordo, que são nossa principal referência no mercado pecuário. Falamos mais dos machos porque os preços das fêmeas acompanham a tendência de preços dos machos, como podemos observar na Figura abaixo, que destaca a variação acumulada do preço da vaca gorda e do boi gordo no mercado paulista.

 

Fontes: Dados do CEPEA e IEA (adaptador por Farmnews)

Fontes: Dados do CEPEA e IEA (adaptador por Farmnews)

 

A valorização do preço da vaca gorda foi de 94% desde 2010, enquanto do boi gordo de 104%.

Além da proximidade de valorização entre o macho e a fêmea para abate, ao longo deste período os preços caminharam bastante próximos. Mas, com um detalhe, o boi sempre à frente do preço da vaca gorda.

A preferência dos frigoríficos em abater animais mais pesados e com isso diluir os custos fixos da operação pode justificar uma parte deste cenário, onde a alta dos preços dos machos se antecipa às fêmeas.

Com relação ao comportamento do preços do macho e das fêmeas dentro dos anos, aproveitamos os dados da Figura abaixo para analisar o ágio do boi gordo em relação ao preço da vaca gorda desde 2010. Em outras palavras, vamos avaliar o quanto os machos são mais caros em relação as fêmeas para abate nos últimos anos.

 

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ e IEA (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ e IEA (adaptado por Farmnews)

 

O ágio do boi gordo em relação a vaca oscila bastante, atingindo a máxima de cerca de 18% e a mínima próxima de 2%. A média contudo é de 8%, ou seja, o preço dos machos é cerca de 8% mais alto que as fêmeas para abate.

Os dados da Figura acima sugerem que em momentos de maior oferta de animais para abate, o ágio tende a ser maior entre machos e fêmeas. Já nos períodos de maior escassez de oferta o preço da vaca gorda e do boi gordo fica mais próximo.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um ambiente online de controle de rebanho e gestão da pecuária de corte. Cadastre-se e use. Planos pagos e gratuitos. Veja qual melhor atende sua necessidade!

Preço da vaca gorda, valorização e relação de valor com os machos was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!