preço do contrafilé

Preço do contrafilé e do acém: comportamento frente ao boi gordo

O Farmnews compara o comportamento recente do preço do contrafilé e do acém no atacado paulista, em relação ao boi gordo.

A Figura abaixo ilustra a variação acumulada do preço do contrafilé, do acém e do boi gordo, em São Paulo, desde abril de 2013.

 

Fonte: Dados do IEA e CEPEA/ESALQ (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do IEA e CEPEA/ESALQ (adaptado por Farmnews)

 

O comportamento de preço do contrafilé e do acém mostra descolamento de valores entre os cortes ao longo desta série.

O preço do contrafilé acumula alta de 60,7% desde abr-13, a alta do acém no mesmo período foi de 38,5%.

O contrafilé apresentou alta muito superior ao acém, que representa um corte mais acessível ao consumidor. Isso possivelmente retrata a maior concorrência do corte com a carne de aves, o que coloca mais pressão negativa no preço do acém.

Como sabemos, os cortes menos nobres da carne bovina sofrem concorrência mais acirrada de preços com a carne de frango.

É importante ressaltar, contudo, que ambos os cortes, o contrafilé e o acém, apresentaram alta superior a inflação no período, medida pelo IGP-M. O IGP-M acumula ata de 27,9% desde abril de 2013.

Apesar do comportamento distinto de preços entre o contrafilé e o acém, ambos valorizaram acima da inflação. Mas e o boi gordo? Como ficou a valorização do boi em relação a esses cortes de carne e a inflação?

O boi gordo avaliado em São Paulo acumulou alta de 50% neste período. Portanto, tanto a carne como o boi gordo subiram acima da inflação desde 2013.

É importante destacar, no entanto, a alta oscilação do preço da carne bovina, principalmente do contrafilé que iniciou o ano de 2016 em forte queda e a partir de jul-16 assumiu movimento de recuperação.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um sistema de gestão pecuária prático e objetivo. Cadastre-se e conheça o modo Farmlogics de gerir seu negócio!

Preço do contrafilé e do acém: comportamento frente ao boi gordo was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!