Mercado

Preço do frango despenca e ajuda a pressionar o boi gordo em julho

O preço do frango acumulou forte perda em julho, contribuindo para o cenário de queda do boi gordo.

O fato é que um dos principais concorrentes da carne bovina caiu forte em julho (Figura), ajudando a criar um cenário desafiador para a carne bovina. Isso porque a perda acumulada na parcial de 2023 foi muito maior do frango comparado ao boi gordo, diminuindo a competitividade do bovino.

A Figura apresenta o preço médio nominal do frango congelado no atacado paulista (Cepea), em Reais por kg, entre janeiro de 2021 e a parcial de julho de 2023 (média até o dia 28).

preço do frango
Fonfe: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço do frango acumulou o quarto mês consecutivo de queda em julho de 2023 e alcançou o menor valor médio nominal ao longo da série iniciada em 2021.

No ano, até a parcial de julho, o frango caiu 22,1%, queda maior quando comparado com o boi gordo que acumulou perda de 14,6% no mesmo período, entre o fim de 2022 e o dia 28 de julho, como mostram os dados da segunda Figura.

Vale lembrar que o Japão é o segundo maior importador de carne de frango do Brasil (clique aqui) e o bloqueio das vendas para o país asiático, de Santa Catarina devido ao caso de gripe aviária ajudou a pressionar o preço do frango no mercado interno. É importante lembrar que o Japão se comprometeu a ajustar as regras atuais, bloqueando apenas os municípios afetados pela doença e não o Estado inteiro como acontece atualmente e isso será fundamental para amenizar o efeito futuro em casos de detecção de novos casos da gripe aviária.

A Figura ilustra a variação diária acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do frango congelado (Cepea), ao longo de 2023.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
preço do frango
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A queda no preço da carne de frango tem sido apontada como um dos fatores que tem limitado a recuperação no preço do boi gordo, impedindo uma recuperação mais forte do consumo doméstico de carne bovina. Mas o fato é que, também, o preço da carne bovina no varejo segue caindo muito menos que a carne bovina no atacado e o próprio boi gordo. Por falar no assunto, o Farmnews atualizou os dados da variação do preço da carne bovina no varejo e comparou com boi gordo e da carne bovina no atacado em junho. Clique aqui!

O Farmnews apresentou os dados do preço da carne bovina no varejo paulista entre junho de 2022 e junho de 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo