O Farmnews apresenta os preços da carne bovina no atacado paulista e do boi gordo, em São Paulo, ao longo de 2017.

A Tabela a seguir destaca o comportamento de preços do boi gordo, de dezembro de 2016 a novembro de 2017 e, também os valores de alguns cortes de carne bovina no atacado, no mesmo período, em valores nominais.

preços da carne bovina

Veja que apresentamos os preços do boi gordo em kg, visando facilitar a comparação com os preços da carne no atacado.

Os preços do boi gordo se referem aos valores médios mensais do indicador Cepea/Esalq, divididos por 15 (1@ = 15kg), enquanto os preços da carne no atacado paulista são do Instituto de Economia Agrícola (IEA).

De dezembro de 2016 a novembro de 2017 o preço do boi gordo acumula queda de 5,8%, enquanto o contrafilé no atacado apresentou baixa, no período, de 9,2%. O coxão duro e o acém ficaram praticamente estáveis, acumulando queda de 1,2% e alta de 0,3%, respectivamente.

O Farmnews tem discutido o fato dos cortes mais nobres apresentarem uma queda de preços mais acentuada em relação aos cortes tradicionalmente negociados a valores mais acessíveis aos consumidores. Clique aqui e confira os preços dos cortes de bovinos do varejo paulista!

A maior firmeza dos cortes como coxão duro e acém pode ser devido a maior competitividade com as carnes de frango e suíno. Vale lembrar também que o bom ritmo das exportações de carne bovina do Brasil em 2017 tende a contribuir com a menor disponibilidade desses cortes no mercado interno.

Clique aqui e veja os dados do mercado de exportação de carne bovina do Brasil em novembro de 2017!

A Figura a seguir ilustra a variação dos preços da carne bovina e do boi gordo, destacados na Tabela acima.

 

preços da carne bovina

Fonte: Dados do Cepea/Esalq e IEA (adaptado por Farmnews)

 

E mudando de assunto, você sabe qual será o produto de origem animal mais produzido em 2025? Clique aqui e descubra!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Preços da carne bovina no atacado e do boi gordo em 2017 was last modified: by