Mercado

Preços da carne bovina no atacado e do boi gordo. Dados finais de 2017

O Farmnews apresenta os preços da carne bovina no atacado paulista e do boi gordo ao longo de 2017.

Afinal de contas, o boi gordo desvalorizou mais que os preços da carne bovina no atacado? Vamos avaliar considerando alguns cortes no mercado paulista.

A Tabela a seguir destaca os dados dos preços da carne bovina no atacado paulista, representados pelo contrafilé, coxão duro e acém. Os preços da carne bovina referem-se aos dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola e do boi gordo, do indicador Cepea/Esalq.

preços da carne bovina

O boi gordo acumulou queda de 2,7% no ano, quando avaliado em kg de peso vivo. Preferimos avaliar os dados de preço do boi gordo em kg para avaliarmos na mesma unidade de medida das carnes no atacado.

Mas voltando a questão de preços, o boi gordo desvalorizou mais que os preços da carne bovina no atacado paulista.

Claro, estamos apenas avaliando 3 cortes, mas, o fato é que enquanto o boi gordo caiu no ano de 2017 o acém e o coxão duro apresentaram alta de 9,2% e 3,1%, respectivamente.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O contrafilé apresentou queda em 2017, mas de apenas 0,7% e ainda sim inferior a baixa apurada para o mercado do boi gordo.

A Figura abaixo melhor ilustra a variação acumulada dos preços da carne bovina no atacado paulista e do boi gordo em 2017, de acordo com os dados apresentados na Tabela acima.

 

preços da carne bovina
Fonte: Dados do IEA e Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O interessante é avaliar que ao longo do ano, enquanto os preços do boi gordo assumiram comportamento de baixa, chegando a atingir cerca de 16,0% de queda em julho, os preços do acém e do coxão duro no atacado permaneceram em alta em praticamente todo ano de 2017.

O Farmnews apresenta os dados de evolução de compra de carne bovina do Brasil pela China e Hong Kong nos últimos anos. Clique aqui e confira os dados!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo