O gráfico revela que durante alguns anos houve um aumento no preços das carnes bovinas de corte, mas que essa média sofreu uma queda nos últimos anos.

Preços das carnes bovinas de corte: a tendência nos últimos anos

No Farmnews dessa semana iremos apresentar os dados que a FAO (Food and Agriculture Organization of the United States) divulga sobre a tendência de preços das carnes bovinas de corte no mundo. É uma referência importante para avaliarmos o comportamento médio de preços de proteínas de origem animal ao redor do mundo e em termos gerais.

Tendência de preços das carnes bovinas de corte

O primeiro gráfico abaixo ilustra a tendência dos preços médios das carnes bovinas de corte desde 2000.

 

O gráfico revela que durante alguns anos houve um aumento no preços das carnes bovinas de corte, mas que essa média sofreu uma queda nos últimos anos.

Os dados ilustram uma tendência de queda nos preços internacionais da carne bovina de corte. Ressaltando que este índice de preço das carnes da FAO é uma média que considera preços da carne bovina de corte, suína, aves, peixes e ovinos. É uma informação geral como mencionamos, mas, que serve como um indicador para avaliar um comportamento global de preços.

E nos últimos anos o que temos visto são preços das carnes bovinas de corte em queda!

Desde o pico de alta observado em meados de 2014 quando o índice de preço das carnes bovinas de corte atingiu seu valor mais alto, o viés é de baixa.

A segunda Figura abaixo apresenta o comportamento de preços das carnes de frango, suína e bovina nestes 16 anos de série histórica, segundo a FAO.

 

Gráfico ilustra o índice de preço das carnes bovinas de corte, suínos e frangos no mundo, segundo a FAO

 

O interessante é analisar que todas as carnes assumem um comportamento de preços semelhante, embora seja evidente que o preço da carne suína tenha sido o mais pressionado entre as carnes avaliadas.

No sentido oposto, a carne bovina foi a que mais valorizou desde 2000. Apesar da volatilidade do mercado e a atual tendência de baixa, a carne bovina tem se valorizado acima das demais carnes. A questão da queda recente dos estoques de gado bovino nos principais países produtores frente a problemas climáticos e a alta dos preços dos insumos é um componente que agrava a oferta mundial de animais.

Acompanhe os artigos que trazem os dados do mercado agrícola. Cadastre-se no Farmnews e receba nossa newsletter semanalmente!

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics que fornece uma plataforma online de controle de estoque e gestão pecuária de modo prático. Acesse os dados de seu rebanho de onde estiver com a Farmlogics. Acesse, cadastre-se e conheça!

Preços das carnes bovinas de corte: a tendência nos últimos anos was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!