Mercado

Preços do bezerro, apurado em cabeça ou arroba. Qual a diferença?

O que é melhor, avaliar os preços do bezerro em Reais por cabeça ou Reais por arroba? Quais as diferenças e como lidar com as dúvidas?

Alguns leitores do Farmnews se confundem com a questão dos preços do bezerro. Isso porque uns preferem avaliar o preço por cabeça, em Reais por animal e outros por peso, ou seja, em Reais por arroba.

Claro que existem preferências e costume de avaliar os preços do momento de repor o rebanho. O fato é que percebemos que o pecuarista, em ambos os casos, fazem a conta da relação de troca. Cada um à sua maneira.

Mas para efeito de estudo e da análise do comportamento de preços é importante considerar o peso dos bezerros que estão sendo negociados, pois isso afeta e, muito, os preços dos animais.

Vamos considerar o exemplo dos preços do bezerro em 2017, avaliado em Reais por cabeça e em Reais por arroba, segundo os pesos médios de venda apresentados pelo Cepea/Esalq (Tabela abaixo).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Em 2017 os dados mostram diferença na variação dos preços do bezerro avaliado em Reais por cabeça e por arroba.

No acumulado do ano passado os preços do bezerro avaliado por cabeça caíram 4,8%, enquanto os preços do bezerro avaliado em arroba caíram 5,1%. A diferença final é pequena, mas, ao longo do ano chegou a ser bem maior.

Em junho de 2017, por exemplo, enquanto os preços do bezerro em arroba acumulavam queda de 17,7%, os preços por cabeça caiam menos, no período, 11,5%.

A Figura abaixo melhor ilustra a variação dos preços do bezerro em 2017, avaliado em Reais por cabeça e por arroba e a respectiva amplitude da diferença entre os 2 critérios de análise.

 

preços do bezerro
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O fato é que independente da preferência por avaliar os preços, a questão do peso é fundamental para uma análise precisa do valor do animal. Afinal de contas, o peso do animal pode variar bastante. E nesse sentido, o Farmnews apresenta os números finais do peso médio anual de venda dos bezerros em 2017 e os compara com os dados dos anos anteriores. Clique aqui!

O Farmnews atualiza seus leitores para os dados que revelam os maiores produtores mundiais de carne bovina em 2017. Clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo