Impacto no preços do boi gordo - Gráfico de relação e variação acumulada do boi gordo, frango IGP-M desde 2010 capa

Preços do boi e frango: análise de comportamento e de evolução

Na Análise de Mercado agropecuário de hoje vamos comparar o comportamento de preços do boi gordo com o seu principal concorrente, o frango. Como sabemos, já faz alguns anos que o consumo de frango é maior que o de carne bovina no país. Se de fato o brasileiro prefere o sabor da carne bovina, a questão do consumo maior do frango é certamente creditada ao seu preço mais acessível. Dessa forma, vamos analisar os preços do boi gordo e do frango nos últimos anos e compará-los também a um indicador de inflação, no caso o IGP-M.

A primeira Figura abaixo mostra a evolução percentual dos preços do boi gordo e do frango congelado em SP (base CEPEA/ESALQ) desde 2010.

Impacto no preços do boi gordo - Gráfico de relação e variação acumulada do boi gordo, frango IGP-M desde 2010

Fonte: Adaptado da base de dados do CEPEA/ESALQ

 

Os dados da Figura acima demonstram o menor ritmo de alta do frango comparado ao boi gordo.

Enquanto os preços do boi acumulam valorização acima de 110% desde 2010, o frango apresentou variação menor do que a inflação no período. O IGP-M valorizou 55% e o frango apenas 42% desde janeiro de 2010.

Esses números contribuem para o maior consumo da carne de frango já que os patamares de preços permitem o maior acesso de grande parcela da população brasileira, com menos recursos e poder de compra.

A segunda Figura ilustra a relação entre os preços do boi gordo e do frango, ambos expressos em kg, indicando a troca de kg de boi por kg de frango desde 2010.

 

Impacto nos preços do boi gordo - Gráfico de relação de troca kg frango por kg de boi

Fonte: Adaptado da base de dados do CEPEA/ESALQ

 

O momento de alta do boi gordo comparado ao frango pode ser ilustrado pela relação de preços entre o kg de ambas proteínas. Hoje se compra quase 3kg de frango congelado com a venda de 1kg de boi gordo, uma das mais altas relações desta série. O valor médio deste indicador de troca nos últimos 6 anos é de 2,3kg de frango por kg de boi gordo.

Não é à toa que a carne de frango foi a que mais cresceu no Brasil e no mundo nos últimos anos e segundo a Embrapa, apresenta uma taxa de crescimento médio anual, na produção, de cerca de 10%. Em termos de consumo percapita o frango é a proteína hoje mais consumida no país, com 44kg por habitante ao ano, sendo que a carne bovina está em torno de 34kg por habitante ao ano.

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics que desenvolve recursos online de controle de rebanho e gestão de fazendas. Planos grátis e pagos, de acordo com seu perfil e necessidades. Acesse e saiba mais!

Preços do boi e frango: análise de comportamento e de evolução was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!