Mercado

Variação de preços do boi gordo, bezerro, milho e soja

O Farmnews apresenta a variação de preços do boi gordo, bezerro, milho, soja e da inflação.

A Figura a seguir ilustra o comportamento de preços nominais acumulado do boi gordo, bezerro, milho e soja, nos últimos 12 meses, segundo dados do Cepea/Esalq.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq e Banco Central (adaptado por Farmnews)
Fonte: Dados do Cepea/Esalq e Banco Central (adaptado por Farmnews)

 

Nos últimos 12 meses a variação de preços do milho está negativa em 39,6% (avaliado até o dia 17 de agosto), enquanto a soja acumula queda próxima de 20,0% no mesmo período.

Os preços do boi gordo e do bezerro acumulam quedas de 17,0% e 16,1%, respectivamente. A inflação medida pelo IGP-M, no período, ficou em -1,7% no período.

Os preços das commodities destacadas na Figura acima caíram de modo sensivelmente superior à queda da inflação, indicando o cenário negativo para o empresário do campo, tanto da agricultura como da pecuária.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale destacar que, apesar da desvalorização nos últimos 12 meses, os preços do boi gordo iniciaram agosto em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea (clique aqui e saiba mais).

Esse movimento recente de alta, no entanto, pouco ameniza as dificuldades enfrentadas pelo pecuarista no ano de 2017, dentro e fora da porteira.

O pecuarista enfrentou as adversidades da Operação Carne Fraca (clique aqui), o acordo de leniência da JBS (clique aqui) e a suspensão da importação de carne fresca pelos EUA (clique aqui). Além disso, a JBS anunciou plano de desinvestimento de ativos visando reduzir as dívidas e arrecadar fundos. Confira mais detalhes (clique aqui)!

Todo esse cenário pressionou os preços do mercado pecuário como um todo ao longo do primeiro semestre do ano (clique aqui e veja dados de preços do boi gordo, bezerro, milho e soja entre janeiro e julho de 2017).

O fato é que diante da fragilidade do mercado de carnes nacional o BNDES e o CNA buscam contribuir para a segurança do pecuarista (clique aqui).

E nesse mesmo tema, o Cepea divulgou artigo que fala dos caminhos da pecuária brasileira para sair da atual crise (clique aqui).

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo