preços do milho nos EUA

Preços do milho nos EUA e no Brasil. Compare valores entre os países!

O Farmnews apresenta o comportamento de preços do milho nos EUA nas últimas 3 décadas. Aproveitamos a oportunidade para comparar tais preços com os valores do milho praticados no Brasil.

A Figura abaixo destaca a variação acumulada dos preços do milho nos EUA desde 1986, segundo dados do CME-Group.

 

Fonte: Dados do CME Group (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do CME Group (adaptado por Farmnews)

 

Os dados históricos mostram uma forte oscilação dos preços do milho nos EUA nos últimos anos.

Após acumular alta acima de 400% no ano de 2012, os preços do milho despencaram a partir de então e hoje estão nos mesmos níveis dos valores praticados nos anos de 2009.

A queda de preços do milho norte-americano está relacionada ao aumento dos estoques finais do grão naquele país, como temos apresentado no Farmnews (veja último artigo relacionado ao assunto aqui).

E como estão os preços do milho no Brasil em relação aos dos EUA?

A segunda Figura compara a variação acumulada dos preços do milho nos EUA e no Brasil, desde 2006, conforme cotação nas moedas de cada país. Desse modo, os preços do milho nos EUA foram apurados em dólares e no Brasil em Reais.

 

Fonte: Dados do CME Group e CEPEA/ESALQ (adaptados por Farmnews)

Fonte: Dados do CME Group e CEPEA/ESALQ (adaptados por Farmnews)

 

Os preços do milho praticados no Brasil descolaram dos EUA, principalmente a partir de 2015. Os dados acima mostram que a tendência de preços entre os dois países foi relativamente parecida até os últimos anos, quando o preço do milho no Brasil disparou.

O preço do milho no Brasil acumula alta próxima de 200% desde 2006, avaliado em moeda nacional. Já para o preço do milho norte-americano a alta é de apenas 45%.

E comparando os preços do milho, em dólares nos dois países? Neste caso vamos incorporar o efeito do cambio na análise. A última Figura destaca os preços médios mensais do milho nos EUA e no Brasil, ambos em cotados em dólares.

 

Fonte: Dados do CME Group e CEPEA/ESALQ (adaptado por Farmnews)

Fonte: Dados do CME Group e CEPEA/ESALQ (adaptado por Farmnews)

 

Os preços em dólares são mais próximos entre os dois países, uma vez que a alta recente do cambio contribuiu para diminuir a diferença dos preços em moeda americana.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um ambiente de controle de rebanho e gestão da pecuária de corte, para sistemas a pasto e confinado. Cadastre-se e confira!

Preços do milho nos EUA e no Brasil. Compare valores entre os países! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!