Mercado

Quanto deve crescer a produção de carnes e grãos do Brasil em 10 anos?

Nos próximos 10 anos a produção de carnes e grãos do Brasil deve crescer 27% e alcançar, na safra 2028/29, 33 milhões e 300 milhões de toneladas, respectivamente.

Na próxima década, o Brasil vai produzir 300 milhões de toneladas de grãos, ou seja, mais 62,8 milhões de toneladas (27%). O crescimento anual deverá ser de 2,4% até 2028/29. O estudo leva em consideração para os cálculos a produção de grãos de 236,7 milhões de toneladas, segundo a Conab.

De acordo com José Garcia Gasques, do MAPA, o aumento virá, principalmente, do cultivo de soja e de milho nos estados do Mato Grosso (+129,5 mil toneladas) e do Paraná (+ 64 mil toneladas).

A produtividade da agricultura deve crescer na próxima década a uma taxa anual de 2,98%, pouco abaixo dos anos anteriores. Aliás, clique nas respectivas commodities e confira a evolução histórica da produtividade do milho e soja no Brasil.

Clique aqui e confira também como evoluíram alguns índices de produtividade da pecuária de corte nacional entre os anos de 2014 a 2019!

O crescimento da produção agrícola no Brasil deverá continuar ocorrendo com base na produtividade. E, com base na produtividade, a maior alta deverá ocorrer no norte e no centro nordeste do país.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A maior expansão de produção se dará no Centro-Oeste: de 107,4 milhões de toneladas para 143 milhões de toneladas, com projeção de ganhos de produção de 33%.

Na Região Sul, o aumento será de 20% na produção de grãos, saindo de 78 milhões toneladas para 93,6 milhões toneladas. A Região Norte crescerá 30% no período estudado, de quase 10 milhões de toneladas para 12,7 milhões de toneladas.

Entre os grandes estados produtores, Mato Grosso continuará liderando a expansão da produção de milho e soja no país, com aumentos previstos de 35,4% e 43,1%, respectivamente.

A soja, carro-chefe do setor, deve ter forte expansão em estados da Região Norte (Tocantins, Rondônia e Pará). No Pará, a produção deve aumentar 51,3%; em Rondônia, 55,9%; e em Tocantins, 57,78%.

O fato é que os produtos com maior crescimento deverão ser carne suína, soja em grão, algodão em pluma, celulose, milho, carne de frango, leite e açúcar. Entre as frutas, os destaques são para a manga, uva e maçã.

A produção de carnes (bovina, suína e de frango) deve passar do volume atual de 26 milhões de toneladas para 33 milhões de toneladas, alta de 27%. 

As carnes suínas e de frango são as que apresentam maior destaque nos próximos anos, com incremento de aproximadamente 28% cada uma.

E por falar na produção de carnes, clique aqui e confira como evoluiu a produção de carne bovina no Brasil!

Clique aqui para acessar o estudo completo de Projeções do Agronegócio, Brasil 2018/19 a 2028/29, da Secretaria de Política Agrícola do MAPA. A pesquisa usou dados da Conab, Embrapa, IBGE, USDA, OCDE) e Fiesp.

Adaptado do MAPA

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo