bezerros por boi gordo

Relação de troca: bezerros por boi gordo. O poder de compra melhorou?

O Farmnews atualiza os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo. O poder de compra na reposição do rebanho tem melhorado? Vamos conferir os últimos dados  e responder essa pergunta!

A primeira Figura abaixo apresenta os dados mensais da relação de troca nos últimos 10 anos, segundo dados do CEPEA/ESALQ.

 

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ

 

Os dados ilustrados na Figura acima mostram a recente melhora na relação de troca. Nos últimos meses o poder de compra do pecuarista aumentou, uma vez que essa relação de preço de bezerro por boi gordo saiu dos níveis mais baixos desses últimos 10 anos, quando esteve abaixo de 1,80, para os atuais 1,95.

Embora a relação de bezerros por boi gordo ainda esteja em patamares inferiores a média histórica, os valores se aproximam de 2,0.

Apesar de valores de troca acima de 2,5 bezerros por boi gordo como observado no início de 2006 seja uma realidade distante, os recriadores e invernistas podem procurar oportunidades e estratégias de reposição que contribuam para uma melhor margem na engorda.

É evidente a tendência de queda da relação de troca de bezerros por boi gordo nos últimos anos.

De fato a tendência é que a engorda seja cada vez mais eficiente. O ágio dos animais de reposição em relação aos animais comercializados para abate tem aumentado ano a ano, como podemos observar melhor pelos dados a seguir.

A segunda Figura a seguir destaca o comportamento médio da relação de troca de bezerros por boi gordo em termos anuais.

 

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ

 

Os dados acima ilustram melhor como a troca de bezerros por boi gordo se comportou ao longo dos últimos anos.

Pecuaristas, profissionais do setor, estudantes e interessados no assunto, sigam nossas notícias. Cadastre-se gratuitamente no Farmnews e receba nossas notícias semanalmente.

Mais informações: facebook.com/farmlogics.

Relação de troca: bezerros por boi gordo. O poder de compra melhorou? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!