lucro por vaca

Lucro por vaca: qual retorno da atividade de cria nos EUA?

O Farmnews segue apresentando alguns números da pecuária americana, com objetivo de mostrar aos produtores nacionais a evolução de indicadores técnicos e econômicos daquele país, afinal, é sempre importante conhecer os dados de uma pecuária de alta tecnologia para aproveitarmos o que tem de bom por lá. E hoje vamos falar de lucro por vaca e como o retorno da atividade tem evoluído nos últimos anos.

Desde a década de 70, o LMIC – Livestock Marketing Information Center – dos EUA, tem estimado o retorno anual da atividade de cria considerando um sistema de produção típico americano. A estimativa do LMIC tem um propósito de apresentar um resultado médio estimado, ciente que diferenças de valores são comuns devido a diversidade de circunstâncias de produção que também ocorre no EUA, a exemplo do Brasil.

O indicador de lucro por vaca é fundamental nos EUA pois é o fator chave que determina a taxa de crescimento de rebanho americano. Certamente quando o retorno da cria é compensador, o pecuarista tem estímulo a reter matrizes no rebanho para reprodução. É como vemos por aqui, quando avaliamos ciclo pecuário.

É importante destacar que no cálculo de lucro por vaca são considerados apenas custos de produção e aluguel de pasto, sendo a remuneração do empresário e o valor do seu trabalho desconsiderada da análise.

Igualmente deve ser ressaltado que os preços da pecuária nos EUA tem estado abaixo do esperado pelos produtores. Atualmente os preços estão de 15% a 30% inferiores a 2015, dependendo da categoria animal. Esse fato tem pressionado negativamente o retorno da atividade de cria americana de modo significativo, mesmo que os custos de produção tenham caído, favorecido pelo menor custo de combustível e alimentação.

Enquanto os preços de venda estão entre 15% a 30% menores, o custo de produção caiu apenas 3%, em média. Essa matemática não é boa para o produtor americano. Mas vamos ao lucro por vaca!

As estimativas do LMIC para 2014 apresentaram um lucro por vaca de cerca de $530. Em 2015 esse valor caiu para $300 enquanto o lucro por vaca atual está pouco abaixo de $133. Este é o valor mais baixo desde 2013.

O valor atual de $133 por vaca é positivo, mas, cabe destacar que dependendo do sistema de produção e o nível tecnológico aplicado (custos mais elevados), a atividade pode não cobrir os custos totais de produção. Em outras palavras, o produtor americano corre risco de ter prejuízo diante dos atuais patamares de preços da pecuária.

Conheça a Farmlogics – www.farmlogics.com.br – e gerencie seu rebanho de um modo simples e prático. Saiba mais!

Siga-nos pelo www.facebook.com/farmlogics e fique por dentro das dicas de gestão, notícias e análise de mercado do Farmnews!

Lucro por vaca: qual retorno da atividade de cria nos EUA? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!