taxa de abate de vacas

Taxa de abate de vacas no Brasil, comportamento no longo prazo

No Farmnews, vamos apresentar dados da taxa de abate de vacas e discutir brevemente a relação do indicador com a expectativa de crescimento do rebanho.

A primeira Figura apresenta a taxa de abate de vacas sobre o total de bovinos abatidos no país dentro dos anos, desde 2010.

 

 

taxa de abate de vacas

Fonte: Dados do IBGE (adaptado por Farmnews)

 

 

Observando a Figura acima vemos que a taxa de abate de vacas atingiu o menor ritmo desta série nos 3 primeiros meses do ano em 2016. Contudo, a partir de abril a taxa de abate de vacas aumentou, se aproximando dos níveis praticados no mesmo período de 2015.

De acordo com os últimos dados do IBGE houve crescimento da taxa de abate de vacas.

Para ilustrar melhor o comportamento mensal do abate de vacas e do total de bovinos abatidos no Brasil no longo prazo, segue dados na Figura abaixo.

 

taxa de abate de vacas

Fonte: Dados do IBGE (adaptado por Farmnews)

 

O crescimento acumulado do abate de vacas está relativamente próximo do aumento do abate de bovinos. De 1997 para cá o abate de bovinos no país cresceu 108% enquanto o de vacas de 95%. No entanto, a taxa de abate de vacas apresenta uma maior oscilação ao longo desta série, indicando períodos de maior e menor retenção de fêmeas para reprodução.

Nos anos de 1998 a 2002, por exemplo, o crescimento do abate de vacas foi negativo, sugerindo uma maior intenção pela cria. No sentido oposto, entre os anos de 2003 e 2007 os baixos preços do mercado pecuário desestimularam a atividade, aumentando a venda de vacas para o abate.

Atualmente a taxa de abate de vacas segue abaixo da apurada nos últimos anos, sugerindo ainda a motivação pela cria e impulsionando o crescimento do rebanho.

É importante, contudo, avaliar a tendência do ritmo de abate de vacas nos próximos meses e avaliar se o aumento verificado nos últimos meses irá prosseguir.

A Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – http://www.farmlogics.com.br– que disponibiliza recursos de controle online de rebanho e recursos de gestão de informação na fazenda de pecuária de corte. Cadastre-se e saiba mais!

Taxa de abate de vacas no Brasil, comportamento no longo prazo was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!