consumo de peixes marinhos

Consumo de peixes marinhos no mundo, como está e o que esperar?

O Foodnews apresenta alguns dados do consumo de peixes marinhos no mundo e a expectativa futura.

Afinal, quais os principais consumidores mundiais de pescados oriundos do mar e o que esperar para os próximos anos?

A média mundial do consumo de peixes marinhos em termos percapita está em 22,3kg por habitante ao ano.

Vale destacar que ao longo dos últimos 50 anos o consumo de peixes de mar mais que dobrou e em valor absoluto soma 143,8 milhões de toneladas, segundo dados da FAO.

Pois é, mas a expectativa da FAO para o ano de 2030 é que o consumo de peixes de mar no mundo seja de, em média, 29,1kg/hab./ano.

O planeta produz todo ano cerca de 171 milhões de toneladas de peixes e frutos do mar. Há uma tendência de crescimento de pelo menos 5% a cada 12 meses. Desse total, 88% são usados na alimentação humana.

Em termos relativos a Coréia é o maior consumidor de peixes marinhos, com média de 78,5kg por habitante ao ano. Os coreanos ficam à frente da Noruega (66,6 kg/hab./ano) e de Portugal (61,5kg/hab./ano).

A China é apenas o sétimo maior consumidor mundial de peixes marinhos em termos percapita, com 48,3kg/hab./ano, contudo, é o principal país em termos de consumo absoluto, com demanda anual de 65,0 milhões de toneladas.

A UE apresenta a segunda maior demanda mundial de peixes marinhos, com 13,0 milhões de toneladas anuais, seguido, nessa ordem, pelo Japão (7,4 milhões de toneladas), Indonésia (7,3 milhões de toneladas) e os Estados Unidos (7,1 milhões de toneladas).

O Foodnews destaca para os dados de exportação de peixes do Brasil entre os anos de 2008 a 2018.

No ano de 2018 a exportação de peixes do Brasil alcançou patamar recorde em termos de faturamento. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Consumo de peixes marinhos no mundo, como está e o que esperar? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!