Importação de camarão do Equador é liberada no Brasil

A importação de camarão do Equador é liberada no Brasil após suspensão em 2018.

A importação de camarão marinho descascado e congelado do Equador, que havia sido suspensa por decisão liminar da ministra Cármen Lúcia em maio de 2018, foi liberada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli.

Em despacho assinado no final de dezembro, o ministro destacou que os patógenos supostamente presentes nos camarões da espécie Litopenaeus vannamei do Equador são “inofensivos à saúde humana”. Toffoli chegou a citar informações trazidas pela Advocacia-Geral da União (AGU), concluindo que os riscos alegados à fauna e flora brasileira careciam de provas robustas para afastar a legitimidade de planos de trabalho, notas técnicas, tratativas internacionais bilaterais e o acordo firmado entre Brasil e o Equador no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), que envolveram a importação do produto.

De acordo com o ministro, o TRF-1 determinou que a importação seja realizada com base nos requisitos estabelecidos na Instrução Normativa 14/2010, e em conformidade com estudos zoossanitários periciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Vale lembrar que o Foodnews destacou em 2017 sobre a novidade da possibilidade do Brasil de importar camarão do Equador. Na ocasião, um dos maiores produtores mundiais de frutos do mar, o Equador passava a exportar camarão para o Brasil. Entretanto, em relação à liberação do camarão do Equador, a reação dos produtores brasileiros não foi nada animadora. Clique aqui e saiba mais do assunto!

E por falar em importação de camarão do Brasil, como está a exportação do pescado brasileiro? O Foodnews apresenta alguns dados da exportação de camarão do Brasil ao longo dos últimos anos, de 2007 a 2018.

O fato é que a exportação de camarão do Brasil praticamente deixou de existir ao longo dos últimos anos. Clique aqui e confira!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Importação de camarão do Equador é liberada no Brasil was last modified: by