iatf

Investir em IATF é pensar em gestão

Durante Repronutri, em Campo Grande (MS), pesquisadores apresentam principais ganhos da IATF.

Uma ferramenta de manejo que chegou para agregar, assim os pesquisadores Alessandra Nicácio (Embrapa) e José Luiz Moraes Vasconcelos (Unesp-SP) definem a técnica de inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

Os pesquisadores da Unesp apresentarão o uso da IATF na estação de monta e os avanços em gado de corte durante a 3ª edição do Simpósio Repronutri (clique aqui e saiba mais do evento).

Os médicos-veterinários explicam que com a adoção e o uso da IATF, a estação de monta tende a encurtar-se e tornar-se mais eficiente.

“A IATF permite o melhor planejamento dos acasalamentos e, consequentemente, dos partos e demais manejos e atividades que precisam ser realizadas. Quando bem conduzida traz muitos benefícios”, afirma a pesquisadora da Embrapa Alessandra Nicácio. “Atualmente, somente cerca de 10% das vacas emprenham pela técnica. É pouco pelo seu potencial”, observa o professor da Unesp (SP) José Vasconcelos.

Os números explicam-se, pois há propriedades rurais onde o sistema de estação de monta não acontece; há outras que trabalham por longos períodos, cinco ou seis meses de duração, o que não é aconselhado pelos especialistas; e há estabelecimentos que desconhecem os benefícios da ferramenta, por falta de informação ou por considerá-la de alto custo.

Entretanto, o investimento tem seu valor e Vasconcelos destaca que o início do retorno econômico acontece, em média, dois anos após o aporte. Para ele, é uma oportunidade que o produtor tem de melhorar a gestão de sua propriedade e a qualidade da carne que produz.

Nicácio e Vasconcelos reforçam ainda que além do benefício de a concentração dos acasalamentos e partos, o descarte e a seleção de fêmeas podem ser direcionados e efetivos e, assim, melhora-se a fertilidade do rebanho. “É de fato uma técnica que possibilita à genética expressar todo o seu potencial”.

O Farmnews apresenta pesquisa realizada na Unesp/Botucatu, por Camila Nogueira e Josineudson Augusto, que avaliaram resultados de campo da IATF (clique aqui e saiba mais).

Adaptado de Dalízia Montenário de Aguiar, da Embrapa
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!
Investir em IATF é pensar em gestão was last modified: by

Zootecnista, colaborador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!