análise de rentabilidade da fazenda

Investimento e análise de rentabilidade da fazenda

O Farmnews discutiu sobre a importância de diferenciar adequadamente custos e investimentos para a correta análise de rentabilidade da fazenda.

Na ocasião, aproveitamos para falar sobre o que são gastos e como eles podem ser classificados. Clique aqui para acessar esse artigo e saber mais para o assunto.

Contudo,  a partir da correta classificação de custos e investimentos, poderemos evoluir nas questões relacionadas a análise de rentabilidade da fazenda.

Nesse aspecto, é importante que além de distinguir custo de investimento, o objetivo é conhecer a relação dos custos e investimentos com a análise do negócio.

Os custos estão associados ao resultado da produção, enquanto os investimentos a análise de rentabilidade da fazenda.

Vamos falar iniciar o assunto de rentabilidade nesse artigo, já que o de análise de resultado da produção também está disponível para leitura. Clique aqui e  acesse o artigo sobre demonstrativo de resultado.

A rentabilidade da fazenda ou de qualquer outro negócio pode analisada sobre dois aspectos: rentabilidade sobre patrimônio e a rentabilidade sobre o capital investido.

Aqui cabe lembrar que há espaço para uma série de discussões técnicas sobre critérios e benefícios de cada uma das análises consideradas. Mas no Farmnews o objetivo é ser simples e colocar a questão principalmente do ponto de vista prático para iniciarmos o tema.

O ponto central do artigo é destacar que quanto maior o investimento aplicado no negócio maior, o desafio de rentabilizar o capital investido.

Lembrando que a rentabilidade é calculada como o lucro sobre o capital investido ou o lucro sobre o patrimônio (Rentabilidade = Lucro / Capital Investido ou Patrimônio).

O fato é que independente do critério adotado, o investimento entrará no denominador da equação e quanto maior esse denominador, o desafio de tornar o negócio rentável será maior.

Por isso os investimentos tem de ser muito bem pensados e os pecuaristas fazem isso por experiencia própria. Tradicionalmente toda alternativa de investimento deve ser muito bem pensada, pois ela aumenta o desafio de tornar o negócio mais rentável.

Por outro lado, quando o investimento é realizado com planejamento e voltado ao aumento da melhoria da capacidade produtiva ou da eficiência de produção da fazendas, está decisão tende a aumentar o lucro e com isso a rentabilidade da operação, mesmo com o aumento do capital investido na fazenda.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Investimento e análise de rentabilidade da fazenda was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!