análise econômica da pecuária

Análise econômica da pecuária de corte e estudo de viabilidade

No Farmnews vamos abordar o tema de análise econômica da pecuária de corte e sua importância quando o assunto é o estudo de viabilidade.

O estudo de viabilidade não está restrito apenas a estudo de projetos, quando estamos simulando uma melhor alternativa de investimento no momento em que ainda nada saiu do papel. Na fase em que tudo é apenas uma ideia.

O estudo de viabilidade pode ser igualmente aplicado em sistemas de produção ativos, ou seja, quando o negócio saiu do papel e já é uma realidade  E por que e como faríamos estudo de viabilidade em uma fazenda em operação?

Porque é importante conhecer quais os principais desafios da fazenda em termos de produção e saber onde os esforços de melhoria serão mais rapidamente traduzidos em lucro.

Como podemos perceber, para a análise econômica da pecuária de corte, é imprescindível que os dados de custos e receitas do sistema de produção devem ser bem controlados.

Com dados bem controlados, podemos mais facilmente comparar o resultado econômico de alternativas de produção com o resultado atual da fazenda. Para avaliar o impacto no lucro de uma determinada alternativa de produção devemos associar características biológicas com custos de receitas de produção. É o que chamamos de modelo bio-econômico.

Os modelos bio-econômicos são um conjunto de equações de lucro que associam características biológicas, como fertilidade, ganho de peso etc, com custos e receitas da fazenda.

Por exemplo, queremos avaliar o impacto da melhoria da fertilidade do rebanho no lucro da fazenda. Parece simples, mas para uma análise correta é necessário que seja simulado apenas o impacto da variação da fertilidade no sistema produtivo e sua relação com os custos e receitas da fazenda.

E qual o benefício do pecuarista com essa análise econômica?

O benefício é o de conhecer quais as características biológicas mais economicamente importantes para o seu sistema de produção, de acordo com as particularidades de ambiente, mercado e produtividade.

Isso é importante porque conhecendo as características de maior relevância econômica, o pecuarista pode melhor definir sua estratégia de produção para otimizar resultado. Será que maior esforço deve ser dado a fertilidade, ganho de peso, características associadas a qualidade de carne entre outras características?

Com a análise econômica da pecuária de corte, mais precisamente de cada sistema de produção, as decisões passam a ser mais assertivas.

No próximo artigo relacionado a análise econômica da pecuária de corte, vamos trazer dados da importância econômica da precocidade sexual de novilhas!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br – que oferece um ambiente online de controle de rebanho e gestao dos indicadores produtivos de fazendas de pecuária de corte, em sistema de pasto e confinamento.  Cadastre-se e confira os planos pagos e gratuitos!

Análise econômica da pecuária de corte e estudo de viabilidade was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!