Mercado

Custo de produção de bovinos confinados em junho de 2017!

O Farmnews destaca a 1º edição do Informativo Mensal do Índice Custo de Produção de Bovinos Confinados – ICBC, desenvolvido pelo Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal da USP.

O Farmnews tem apresentado os trabalhos de custo de produção de bovinos confinados desenvolvido pelos pesquisadores e parceiros Gustavo Lineu Sartorello, Dayse Dias De Souza e o  Prof. Augusto Hauber Gameiro. Clique aqui e saiba mais!

O Informativo de Custos de Bovinos Confinados (ICBC) tem monitorado os preços de todos os itens que compõe a atividade nos estados de São Paulo e Goiás regularmente desde abril de 2017.

No último levantamento, mês de junho, identificou-se que houve redução no custo da diária de bovinos confinados para os 3 confinamentos em que os custos foram simulados, quando foram comparados com o mês anterior (veja Tabela a seguir).

bovinos confinados

A redução de custos para os confinadores do estado de Goiás tem sido maior do que os de São Paulo. Insumos produtivos do manejo sanitário, máquinas e equipamentos que são utilizados em São Paulo aumentaram entre os meses de maio e junho o que contribuiu para amenizar a redução de custos.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O aumento dos preços das máquinas e equipamentos foram influenciados pela realização da Agrishow, que durante o mês de maio estavam com preços promocionais.

Embora custa-se menos produzir em Goiás, os atuais custos de produção nas regiões pesquisadas colocam os confinadores em situação de risco econômico.

A atual receita por arroba cobre apenas os custos operacionais efetivos, que são os itens de custo em que há desembolso financeiro. Isso pode, no longo prazo, descapitalizar o confinador. A receita mínima para a garantia do produtor na atividade deve ser similar ao Custo Total, onde foram inclusos todos os custos de produção.

Na atual conjuntura econômica deve-se continuar refletindo sobre a adoção da estratégia de confinamentos de animais magros para engorda. A gestão estratégica dos resultados econômicos pode auxiliar os confinadores no processo decisório e permitir ganhos, mesmo que modestos.

Vale lembrar que a Farmlogics oferece um ambiente de controle dos dados operacionais e indicadores do confinamento. Cadastre-se e use grátis!

Contatos: Gustavo Lineu Sartorello – gsartorello@gmail.com  e Augusto Hauber Gameiro – gameiro@usp.br

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo