países importadores de carne bovina do Brasil

Principais países importadores de carne bovina do Brasil, quais são?

O Farmnews apresenta os dados que revelam os principais países importadores de carne bovina do Brasil em 2016, até o momento.

Saiba quem são nossos principais compradores de carne bovina e como evoluiu a compra desses países em relação ao ano anterior, ou seja, vamos comparar o quanto aumentou ou diminuiu a compra por país em 2016 em relação ao observado em 2015.

A Figura abaixo ilustra a participação dos principais países importadores de carne bovina do Brasil, em 2016 (até agosto), segundo dados do Secex.

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (adaptado por Farmnews)

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (adaptado por Farmnews)

 

Em 2016 Hong Kong é o principal comprador de carne bovina do Brasil, medido em faturamento. Este país representou até o momento 17% do total da receita do Brasil com esse mercado, com quase US$500 milhões em compras até agosto.

O Egito (15%), China (14%), Rússia (9%), Irã (7%) e Chile (7%) completam a lista dos principais países importadores de carne bovina do Brasil.

A Rússia e Irã que tradicionalmente lideravam a lista dos principais países importadores de carne bovina do Brasil, hoje perdem espaço para Hong Kong, China e Egito.

E como evoluiu a compra de carne bovina do Brasil por país exportador? A Figura a seguir ilustra a variação do faturamento por país entre 2016 e 2015, entre os meses de janeiro a agosto de cada ano.

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (adaptado por Farmnews)

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima destacam o aumento da importância de Hong Kong e China em 2016, com aumento significativo na importação de carne bovina do Brasil.

Veja que entre janeiro e agosto de 2016, por exemplo, as compras da  China mais que triplicaram em relação ao valor de compra do mesmo período de 2015. Na mesma base de comparação, a Rússia e Irã, diminuíram de modo significativo o valor gasto com a compra de carne do Brasil.

Siga-nos pelo www.facebook.com/farmlogics e acompanhe as notícias do mercado pecuário brasileiro.

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – www.farmlogics.com.br – que oferece uma ferramenta online de controle de rebanho e gestão de fazenda para sistemas a pasto e confinado. Confira!

Principais países importadores de carne bovina do Brasil, quais são? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!