contas

O velho hábito de fazer contas. E as difíceis, fazemos?

No Farmnews de hoje vamos falar um pouco de um velho e importante hábito de fazer contas no dia a dia no negócio.

Sempre estamos envolvidos em cálculos, pois queremos avaliar o resultado, apurar a margem de uma negociação, um custo, um resultado. Fazemos isso no dia a dia, especialmente quando estamos envolvidos com a operação. Queremos saber desde quanto pagamos em determinado insumo, o quanto custou uma atividade até o resultado final do atividade.

Claro, existem pessoas que se envolvem mais nos cálculos, outras menos, outras que usam técnicas mais detalhadas, outras menos. Mas, principalmente, existem contas que são mais fáceis que outras.

O ponto é que existem cálculos mais complexos que outros, que envolvem um pouco mais de atenção e informação para serem feitas. E justamente essas, geralmente as mais complexas, são muitas vezes deixadas de lado.

Um hora eu faço, mas essa hora parece que nunca chega.

E quais são as contas que chamamos aqui de complexas? São as contas que precisam de um conjunto de informações que muitas vezes não temos. Por isso chamamos esses cálculos de complexos sem que eles realmente sejam complexos.

Na verdade podem demandar um esforço maior de cálculo e atenção como mencionamos, mas, o que impede que as façamos não é a dificuldade matemática. É a falta de dados. E ai é o ponto, temos informações de custos e receitas bem controladas?

Desde o tempo em que cursava zootecnia escuto dizer que existe pouca informação quando o assunto é custo de produção. E desde então convivemos com esse fato e percebemos que embora muitos tenham realmente uma análise de custos bem feita, a maioria segue evitando o assunto.

Em nossas conversas percebemos a importância do tema e que o pecuarista quer e precisa conhecer seus custos para avaliar sua margem. Afinal, quanto custa a arroba produzida?

O ponto aqui é menos conceitual e mais relacionado a armazenar suas informações de custos e receitas. Com elas disponíveis em um banco de dados, podemos afirmar com segurança: as contas são simples.

Temos apresentado no Farmnews a importância e a simplicidade em manter um histórico de informações de custos e receitas de produção. É a partir dai que iremos desenvolver um banco de dados de resultado e o pecuarista poderá fazer os cálculos que bem lhe interessar e poderá aplicar sua inteligencia de negócio na fazenda!

Acompanhe os artigos que trazem os dados do mercado pecuário e sobre gestão de fazenda. Cadastre-se no Farmnews e receba nossa newsletter semanalmente!

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – http://www.farmlogics.com.br– que fornece uma plataforma online de controle de estoque e gestão pecuária de modo prático. Acesse os dados de seu rebanho de onde estiver com a Farmlogics. Acesse, cadastre-se e conheça!

O velho hábito de fazer contas. E as difíceis, fazemos? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!