Controle de rebanho

5 motivos para um controle de rebanho eficaz!

No Farmnews, painel de gerenciamento, iremos listar 5 motivos pelos quais é importante conhecer os dados dos seus animais e aplicar um controle de rebanho eficaz em sua fazenda.

A questão aqui é de destacar a importância de conhecer seu rebanho, pois perdas significativas podem resultar de um controle parcial ou mal executado. Afinal de contas, você sabe porque deve conhecer seu rebanho? Listamos a seguir 5 motivos pelos quais achamos fundamental.

  • controle do patrimônio
  • desempenho na engorda
  • qualificar descartes
  • disponibilidade para venda
  • índices de produtividade

Vamos destacar a seguir a importância de cada um desses 5 itens.

Controle do patrimônio

Aqui a questão é puramente financeira, uma vez que excluindo o valor da terra o rebanho é o maior patrimônio do pecuarista. E esse é um patrimônio que vale muito. Todo empresário presa pela segurança do seu patrimônio. Em qualquer segmento é comum o uso de câmeras de segurança e diversos outros recursos que visam a proteção e o fiel conhecimento das informações de estoque. Na pecuária muitas vezes as informações são pouco valorizadas. Será que uma atenção especial a isso não é necessário? Lembre-se que além do valor do estoque é o desempenho dele que determina o resultado do negócio.

Desempenho  na engorda

Após a certeza de quantificar o estoque, o próximo passo é saber quanto o rebanho tem engordado. O ponto é que além da segurança no controle físico, temos de ter a segurança no controle do desempenho dos animais, pois se eles não engordam, o negócio não dá resultado como dissemos anteriormente!

Mas talvez a principal questão aqui é avaliar o quanto se produziu de arrobas ou quilos por área. Pois quando temos a informação de estoque cabe saber o quanto esses animais produziram em média e por área. Quando se tem informação seguras e qualificadas do estoque e sua respectiva evolução de peso podemos ter dados de valor do estoque baseada na variação de peso do rebanho. Esse é um dos grandes benefícios aqui discutido, o de avaliar a oscilação de valor do seu estoque de rebanho ao longo do tempo.

Qualificar descartes

O desempenho reprodutivo é, ao lado da engorda, o indicador que complementa os principais variáveis que determinam o crescimento do rebanho, em animais e em número de arrobas produzidas. Avaliando a questão de variação de estoque de animais, decerto que a nascimento e engorda são os principais fatores a serem trabalhados na produção de pecuária de corte.

Com relação ao nascimento, devemos destacar a importância do descarte de matrizes na seleção das fêmeas que irão compor o rebanho de reprodução da fazenda. Muitas vezes prestamos muita atenção na qualidade dos touros usados e sabemos que as fêmeas igualmente contribuem para o sucesso dos índicces reprodutivos. E somente com controle de informações pode ser feito um descarte efetivo das matrizes, principalmente quando o critério é descartas as fêmeas vazias (que não emprenharam).

Disponibilidade de venda

Programar as vendas ao longo do ano é muito importante na fazenda, pois além de planejar o fluxo de caixa e organizar melhor suas compras, permite uma melhor negociação e desse modo, aumenta as chances de aumentar o lucro da fazenda.

Como dizem os pecuaristas, a “roda dos custos é redonda, enquanto a de receitas é quadrada”, ou seja, os custos acontecem todo mês, enquanto as vendas são esporádicas e quando não há uma organização financeira eficiente o fazendeiro pode muitas vezes se deparar com a necessidade de capital de giro e custos financeiros, sempre indesejáveis.

Índices de produtividade

Sem o conhecimento do estoque, quantificado e qualificado, não é possível calcular índices que são fundamentais na gestão da fazenda, como taxa de ocupação, mortalidade, ganho de peso etc. Conhecendo os índices realizados e comparando-os com o esperado (suas metas), permite  saber onde está a oportunidade de melhorias e o diagnóstico da operação é facilitado.

Destacar o valor da informação esse é o que objetivo aqui hoje. Além de ressaltar a questão da segurança das informações do estoque pelo próprio valor financeiro dos animais, conhecer o desempenho do rebanho é a base para todo planejamento da operação. Por isso, fique atento ao controle de rebanho!

Assine nossa newsletter!

O Farmnews, painel de gerenciamento, trás semanalmente notícias relevantes do setor. Cadastre-se e receba nossa newsletter com o resumo das notícias toda sexta-feira! Assine gratuitamente.

O Farmnews é uma parceira com a Farmlogics – www.farmlogics.com.br – que oferece recursos online de controle de rebanho e gestão de indicadores operacionais de fazendas de pecuária de corte. Conheça, saiba mais e faça um teste gratuitamente!

5 motivos para um controle de rebanho eficaz! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!