custo de oportunidade

Custo de oportunidade. O que é e como interpretar?

O Farmnews fala um pouco de custo de oportunidade, com objetivo de apresentar sua importância e como deve ser interpretado pelo empresário do campo.

O custo de oportunidade existe porque na economia há uma relação básica entre escassez e escolha.

O custo de oportunidade não é um custo caixa, ou seja, ele não afeta nosso fluxo de caixa e não é algo que requer algum desembolso. É um custo implícito, estimado a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo de um determinado recurso, seja dinheiro, tempo etc.

Podemos entender o custo de oportunidade como a possibilidade de um ganho ou perda onde exista mais de uma opção, ou seja, é aquilo que você pode deixar de ganhar em uma transação por escolher uma determinada opção.

O custo de oportunidade está associado àquilo a que renunciamos quando tomamos uma decisão.

Em outras palavras, quando você opta por jogar tênis em um determinado horário (aqui a escassez é dada pelo tempo), automaticamente você renunciou a um período equivalente praticando outro esporte, ou lendo um livro, ou assistindo televisão, ou passeando com seus filhos, ou mesmo dormindo.

No negócio o princípio é o mesmo. Se o empresário investiu seu tempo e dinheiro na pecuária de corte ao invés de outra atividade que faça uso da terra, como agricultura por exemplo, ele deveria comparar a oportunidade de tempo e dinheiro na análise do investimento.

Desse modo, não há uma fórmula do custo de oportunidade. O cálculo deve ser estimado caso a caso.

Podemos, então, concluir que existe um custo de oportunidade para tudo que nós fazemos, e este custo deve ser conhecido e mensurado pelo empresário, pois muitas vezes as escolhas que se mostram melhores logo de cara, podem no final não serem realmente o que se propõem a ser.

Em outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes (escolher uma é recusar outras).

Portanto, o custo de oportunidade deve ser principalmente considerado quando o empresário compara as alternativas de investimento, de modo a optar por aquela que melhor se encaixa ao seu perfil.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Custo de oportunidade. O que é e como interpretar? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!