controle_rebanho

Controle de rebanho: pecuarista tem informação rápida e segura?

O estoque de animais, excluindo o valor da terra, é o maior patrimônio do pecuarista e, com isso, o controle de rebanho deve ser uma das prioridades para os fazendeiros. O objetivo é ressaltar a importância das informações dos animais estarem disponíveis de forma rápida e segura aos empresários do campo.

Além de cada animal representar muito em termos de valor, impulsionado com a recente valorização de preços do  mercado pecuário, o rebanho é o principal indicador da produção da fazenda. Por isso o pecuarista deve conhecer muito bem seu estoque de animais e ter as informações prontamente a sua disposição de forma segura e rápida. E será que tem?

Será que o pecuarista tem a sua disposição, no momento em que precisa, informação de estoque de animais, saldo disponível para venda, índice de mortalidade, ganho de peso entre outros dados essenciais para a gestão de seu negócio?

Mas o mais importante: será que o pecuarista sabe o valor da informação precisa e rápida? Talvez muitos acreditam que tenham esse controle até que de algum modo é confrontado com números ou situações que o surpreende negativamente. A pior situação é quando o empresário julga saber do seu estoque e muitas vezes acaba sendo surpreendido por dados ou índices muito abaixo de sua expectativa.

E como o pecuarista pode evitar surpresas e controlar de perto seu estoque? Primeiro, a estrutura da propriedade em termos de cercas e divisões de pasto devem permitir um adequado manejo e respectivo controle dos lotes, e a partir dai, os funcionários de campo devem ser treinados e estar cientes da importância em conhecer o estoque e seu desempenho e de preferência e quando possível serem motivados a coletar dados com qualidade.

As fazendas que tem acesso a um sistema de controle de rebanho e armazenamento de dados prático e seguro encontra facilidades no desenvolvimento de informação.

É igualmente importante, especialmente em casos de rebanhos maiores, fazer auditorias amostrais para aferir a qualidade dos apontamentos e dar segurança a todo processo de controle do rebanho. Muitas vezes não é má fé e sim falta de treinamento e uma cultura de incentivo para que as informações tenham a qualidade esperada. Mas, claro, tudo isso é um processo que envolve um plano de trabalho que não se faz do dia para a noite. É uma cultura que começa com uma estrutura de fazenda bem adequada, uma rotina de coleta organizada, um sistema prático e seguro e por fim um método de auditoria  quando necessário.

A segurança em ter um estoque bem controlado, saber como o rebanho desempenha é um passo fundamental para conhecer suas eventuais perdas e como e quanto seu negócio está desempenhando.

Saiba como é rápido e simples aplicar controle de rebanho e ter acesso com conforto e comodidade do ambiente web. Acesse a Farmlogics, cadastre-se  pelo www.farmlogics.com.br e confira!

Controle de rebanho: pecuarista tem informação rápida e segura? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!