Após a suspenção das vendas de carne fresca, o MAPA tem trabalhado para reestabelecer a exportação aos EUA.

Memorando do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou a frigoríficos que carnes in natura de cortes dianteiros para exportação aos EUA sigam apenas na forma de recortes, cubos, iscas ou tiras.

A medida visa facilitar as negociações para retomar as vendas para aquele mercado após a suspensão da importação de carne fresca imposta pelos Estados Unidos.

Os EUA anunciou suspensão das importações de carne fresca do Brasil devido a “preocupações recorrentes sobre a segurança dos produtos destinados ao mercado americano”.

Essa foi a alegação do Secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue e, informa que suspensão das importações de Carne fresca do Brasil deve continuar até que medidas corretivas sejam adotadas (clique aqui e saiba mais)

Clique aqui e veja quais os principais países importadores de carne bovina do Brasil!

Na última sexta-feira (30 de julho), encerrou o prazo para estabelecimentos industriais revisarem seus programas de autocontrole e implementem medidas adicionais de reinspeção. O Serviço de Inspeção Federal (SIF) também revisou seus planos de fiscalização nos estabelecimentos registrados no Mapa.

O mercado norte-americano foi aberto ao Brasil, em setembro do ano passado, depois de 17 anos de negociações. De janeiro a maio, foram exportadas mais de 11 mil toneladas, equivalentes a cerca de US$49 milhões.

No próximo dia 13 de julho, o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Luis Vargas, e o coordenador-geral de Controle e Avaliação do Dipoa, Rafael Filipputti, se reunirão com autoridades sanitárias dos Estados Unidos, em Washington.

O objetivo é discutir as medidas de controle adotadas depois que foram detectados abcessos na carne bovina in natura exportada ao mercado norte-americano.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

MAPA determina nova forma de cortes para exportação aos EUA was last modified: by