fluxo de caixa na pecuária

Fluxo de caixa na pecuária: razões para organizar suas finanças!

O Farmnews destaca uma questão bastante importante para o empresário do campo: o fluxo de caixa na pecuária.

A falta de controle e organização financeira, a carência de recursos para pagar contas e fornecedores, e a falha na previsão de prazos médios de recebimentos e pagamentos são situações comuns na rotina das empresas. E no campo isso não é diferente. Aliás, no campo isso muitos vezes é até mesmo mais importante!

Afinal, por que o fluxo de caixa na pecuária é tão importante?

O fluxo de caixa é importante em qualquer negócio, mas tem uma relevância especial na pecuária de corte justamente devido ao longo ciclo de produção.

Em uma propriedade de cria, por exemplo, onde o objetivo é a venda de bezerros desmamados para o mercado, temos normalmente duas fontes de receitas: a venda do bezerro e a de vacas de descarte. Essas vendas são concentradas e acontecem em poucos meses durante o ano, ao passo que os custo e investimentos ocorrem todos os meses.

Pois é, como diz um de nossos parceiros no Pará, a roda de custos na pecuária é redonda, ao passo que a das receitas, quadrada! Dá pra entender que o pecuarista tem de programar bem seus gastos ao longo do tempo.

E como fazer esse planejamento? Só com o fluxo de caixa!

E essa questão não é única para os criadores. Recriadores, invernistas tem o mesmo problema. O ciclo é longo e todo gasto deve envolver um planejamento.

Após a elaboração do fluxo de caixa na pecuária é possível fazer análises como: avaliar o melhor momento para fazer novas aquisições, repor os estoques, fazer investimentos, para que os desembolsos ocorram simultaneamente à geração de caixa, e a empresa não corra o risco de se endividar e pagar juros, multa etc.

O fato é que com o fluxo de caixa na pecuária bem organizado o pecuarista sabe prever os melhores momentos de comprar e vender e assim otimizar o resultado do seu negócio.

A saúde financeira da fazenda passa por essa organização de fluxo de caixa na pecuária!

Iniciar o fluxo de caixa na pecuária é simples! Primeiramente, é necessário levantar o saldo inicial, isto é, o valor que existe em caixa na conta da fazenda ou do empresário e, após isso, exige um acompanhamento diário para registrar as movimentações de entradas e saídas (ou seja, vendas, recebimentos, pagamentos de fornecedores, salários, aluguéis, impostos, entre outros).

Acesse o link a seguir e baixe um modelo de fluxo de caixa que pode servir de guia para sua organização financeira!

 

fluxo de caixa na pecuária

 

Siga-nos pelo www.facebook.com/farmlogics e acompanhe as notícias do mercado pecuário, agrícola e dicas de gestão de fazenda. Confira!

Fluxo de caixa na pecuária: razões para organizar suas finanças! was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!