marketing na fazenda

Para que serve o marketing na fazenda?

Nos últimos anos o agronegócio ganhou notoriedade frente a economia nacional, devido seus ótimos resultados na geração de riquezas para o país. Podemos destacar o aumento das exportações de grãos e crescimento de produtividade geral no campo. Diante desse cenário, o marketing se torna cada vez mais pujante nesse setor. Grandes empresas se apoiam nas estratégias de marketing para diferenciar seus produtos e torná-los mais atrativos para os seus potenciais clientes. Entretanto, será que apenas para as grandes empresas o marketing é útil?

É fato que a produção agropecuária comercializa, em geral, commodities e que nesse ambiente o mercado é quem determina os preços. Pensando dessa forma seria natural o produtor se preocupar em ser eficiente em termos de custos e menos em mostrar o valor dos seus produtos. Com isso, o marketing na fazenda é inútil. Será mesmo assim? Será que o marketing é apenas importante para a área comercial, visando manter e aumentar vendas?

Claro, existem exemplos de mercado de nicho onde o produto final deixa de ser uma commoditie e ganha um novo status, muito mais atrativo, como no mercado de carnes de qualidade, programa de seleção, venda de touros, entre outros. Nesses casos, a diferença entre um produto e outro está na atenção especial que é dada ao marketing. Mas será que o pecuarista tradicional pode desenvolver o marketing na fazenda?

Marketing na fazenda: quais os benefícios?

Bom, inicialmente vamos entender o que é marketing.

Existem várias definições para esse termo, mas, nesse caso, a que melhor se encaixa para nosso objetivo aqui é:

“estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores”.

Essa definição deixa bem claro que o marketing não está apenas relacionado a uma ação publicitária, campanha ou anúncio. Muitas vezes o confundimos apenas com a publicidade e esse é um erro comum.

O marketing, como vimos acima, é um conjunto de estratégias empresarias usadas para a otimização de resultado e para oferecer um produto que atenda as necessidades de seus clientes. Sendo assim, podemos perceber que o marketing se aplica a todo produtor rural.

Como o marketing se aplica as fazendas?

Podemos dizer que o marketing contempla a gestão do negócio e a preocupação com seu mercado consumidor. Nesse aspecto marketing na fazenda está relacionado a gestão e o atendimento da demanda de nossos clientes.

E quem são nossos clientes?

Todos somos clientes. Todo alimento passa pelo campo e as necessidades dos clientes hoje passam pela segurança alimentar, responsabilidade social e ambiental, bem estar animal entre outros. O marketing, antes mesmo de pensarmos em plano de negócios, gestão e resultados, se insere na demanda do mercado que, por sua vez, pede um conjunto de ações que vão além do produto final em si.

E agora vamos a parte da gestão e o marketing!

O que queremos dizer é que o marketing se relacionada a gestão de negócios. Obviamente que os programas de marketing não podem abrir mão de um acompanhamento detalhado de resultados, monitoramento e controle. Para falarmos em marketing, devemos nos manter sempre informados, saber os números do nosso negócio e quais as atuais necessidades do mercado. Podemos dizer que o pecuarista precisa estar atento, ser antenado em relação às questões essenciais que envolvem seu negócio, enxergar além da porteira.

O marketing como ação empresarial passa por gestão.

O objetivo deste artigo foi de mostrar ao pecuarista que marketing na fazenda faz parte do seu dia a dia e não necessariamente envolve campanhas, mídias. O marketing na fazenda se refere a um conjunto de estratégias empresariais e a preocupação com o mercado consumidor. O fazendeiro cada vez mais está exposto e deve mostrar ao mercado como um todo que sua relação com o consumidor vai além da entrega do produto final. O pecuarista hoje está envolvido com toda expectativa por qualidade, segurança, respeito e conformidade com a legislação trabalhista, ambiental etc, além de sua nobre missão de produzir alimento.

O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – http://www.farmlogics.com.br– que oferece recursos de controle online de rebanho e gestão de fazendas de pecuária de corte. Acesse, cadastre-se e saiba mais!

 

Para que serve o marketing na fazenda? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!