objetivo de seleção

Objetivo de seleção e valor econômico: selecione para o lucro

O Farmnews vai falar um pouco do que é e da importância de definir objetivos de seleção. 

O objetivo principal da seleção do rebanho é aumentar o lucro. Esse é o objetivo de seleção!

Fundamentalmente é isso, já que o empresário do campo não vai investir tempo em dinheiro se não espera maior lucro como resultado.

E um detalhe importante: quando falamos em objetivo de seleção, estamos nos referindo aqueles pecuaristas que compram material genético, seja na forma de touros ou sêmen.

Quando um selecionador define quais características melhorar, ele deve está pensando em seu cliente, ou seja, no pecuarista comercial que vai comprar seu touro ou sêmen. E esse pecuarista comercial vai comprar o material genético de acordo com as características que ele julga que devem ser melhoradas em seu rebanho.

E o que o pecuarista comercial quer? Como dissemos, aumentar o lucro. Claro, aumentar o desempenho do rebanho e com isso, o resultado final do seu negócio.

Por isso o pecuarista comercial deve conhecer muito bem o seu rebanho, principalmente quando vai ao mercado comprar material genético. Pois, ai cabe a pergunta: o que melhorar e qual das características de peso, fertilidade, qualidade de carne entre outras vai contribuir melhor para otimizar o lucro da minha propriedade?

Cada pecuarista deve saber qual característica mais impacta no lucro do seu negócio e escolher touros e sêmen que tenham uma estimativa de desempenho melhor para tais características. São tantas informações, características com DEPs (Diferença Esperada na Progênie) disponíveis, por exemplo e como escolher o melhor reprodutor?

Por facilitade, as empresas criaram índices de seleção, que classificam os melhores reprodutores a partir de uma ponderação das características que eles julgam ser as mais economicamente relevantes para seus clientes.

Mas será que esse índice serve para você?

Certamente, toda fazenda tem suas particularidades ou o que chamamos de circunstancias de produção. São mercados, manejo, índices de produção específicos que fogem a um padrão. Ainda mais no Brasil onde de norte a sul do país as fazendas são tão diferentes umas das outras.

Então a dica é que cada produtor que compra material genético saiba qual as características devem ser melhoradas no seu rebanho. Saiba baseada na importância econômica de cada uma delas.

Por isso é fundamental ter dados, informação de desempenho do rebanho. De pouco vale, por exemplo, focar no ganho de peso se o principal problema pode estar na fertilidade.

Esse foi um artigo introdutório. Nos próximos, vamos falar mais de objetivo de seleção e trazer alguns dados de valor econômico. O primeiro será da importância econômica da precocidade sexual. Fique conosco!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um ambiente online de controle de rebanho e gestão de fazenda de pecuária de corte. Cadastre-se e confira!

Objetivo de seleção e valor econômico: selecione para o lucro was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!